Com o tema Gerações, a 4ª Semana de Visibilidade Trans e Travesti de Belo Horizonte é realizada entre os dias 22 e 29 de janeiro. A escolha do mote se deu como forma de estimular as trocas entre crianças, jovens, adultes e pessoas mais velhas. A programação do evento conta com lives, mostra de performances, exibições e intervenções pela cidade.
Rhanny Mercês, ativista pelos direitos humanos, comenta a escolha do tema da quarta edição. “Mesmo com as dificuldades e violências que enfrentamos no passado, nos dá esperança ver os direitos e espaços que conquistamos e ainda conquistaremos. Nesse sentido, as trocas entre as gerações são muito importantes para o nosso movimento. Precisamos resgatar as vivências e lutas de pessoas trans e travestis mais velhas. Daquelas que ainda estão conosco e das que partiram. É necessário também criar uma rede de acolhimento para as pessoas que ainda estão se descobrindo”.
Para financiar o evento, a organização realiza uma vaquinha virtual (https://abacashi.com/p/visibilidade-trans-e-travesti-bh—2021 ). O valor arrecadado será convertido na compra de 20 cestas básicas, assim como na remuneração de artistas e equipe envolvida.
A 4ª Semana de Visibilidade Trans e Travesti de Belo Horizonte é realizada pelo Movimento Autônomo de Ativistas Trans e Travestis de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti é comemorado em 29 de janeiro, data de celebração das vivências dessas pessoas, assim como sensibilização da população em geral.
“A população trans e travesti ainda luta pelo direito de ser e viver, buscamos garantir ainda nossos direitos mais básicos, incluindo o de estarmos com vida. Estamos juntes querendo fazer do mês da visibilidade uma possibilidade de abrir caminhos, encontrar, trocar, sensibilizar a sociedade, e mais que isso, transformar a realidade das estatísticas de violência”, afirma João Maria Kaisen, ativista pelos direitos humanos.
Siga o evento no Instagram ( @visibilidadetransbh ) e Facebook ( @caminhadatransbh ).
Confira a programação completa :
EVENTOS RECORRENTES
22 A 29 DE JANEIRO
• 35 ARTISTES VISUAIS RETRATAM 35 PESSOAS TRANS E TRAVESTIS
• ARRECADAÇÃO ITENS DE HIGIENE E CUIDADOS PESSOAIS
Entrega dos itens na Associação Casa do Estudante de Minas Gerais
Endereço: R. Ouro Preto, 1421, Santo Agostinho
Telefone: (31) 2511-1387
PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
22 de janeiro
• 19H: SÉRIE DE LIVES EMPREGABILIDADE TRANS
Com a participação de Luci Augusta, Luna Ventura, Lui Rodrigues e Giovanna Heliodoro
O bate-papo terá como tema a empregabilidade trans e travesti. Será descutido o desafio da comunidade trans em conseguir ocupar postos de trabalho que fogem aos lugares comuns, como vagas em telemarketing, salões de beleza ou até mesmo na prostituição.
23 de janeiro
• 14H: Roda de Conversa Autocuidado,Afetividade, Coletividade e Intersecções.
A roda de conversa propõe a reflexão sobre a importância da criação de espaços de diálogo e troca de experiências sobre o autocuidado para a população trans, entendendo este como uma forma de manutenção da integridade física e psicológica dos sujeitos.
A live será realizada pelo Zoom (o link será disponibilizado no Instagram no dia, 30 min antes)
• 15H: EXISTÊNCIA TRANS E MEMÓRIA NA BALLROOM E LANÇAMENTO DE VÍDEO-PERFORMANCE.
Um bate-papo descontraído sobre a existência e memória travesti e trans na Cultura Ballroom + lançamento de vídeo-performance.
Convidades: Overall Mother Cristal Barracuda, Lia Avalanx, Prince Puri Candaces. Mediação: Eli 007, Mohamed Cabal.
• 18H: PRECISAMOS FALAR SOBRE MORADIA. Conversa entre o Movimento Autônomo de Ativistas Trans e Travestis BH e pessoas do Poder Público Mediação: Gab Lamounier e João Maria.
Conversa entre o Movimento Autônomo de Ativistas Trans e Travestis BH e pessoas do Poder Público (Diretoria LGBT, Assistência Social, Consultório de Rua e Psicologia).
A live será realizada pelo Google meet (o link será disponibilizado no Instagram no dia, 30 min antes)
24 de janeiro
• MOSTRA ATRAQUE | HOMENAGENS – Lançamento Youtube
Idealizada por pessoas Trans e Travestis, a Atraque: Mostra de Experimentos Cênicos Trans iniciou seus trabalhos no ano de 2018, e se desenvolve ainda hoje, em contextos pandêmicos e de isolamento social. A mostra, realizada inteiramente por corpas que rompem com a estrutura cisgênero, ao re-significar lugares e signos pré estabelecidos da normatividade, se dá de forma independente, contando com trabalhos performáticos que passam pelo campo da videoarte, música, dança, palhaçaria, entre outros.
“Nossa arte é um convite a adentrarem uma nova esfera, em um novo tempo e lugar. É a criação de uma nova estética, o experimento de novas narrativas. ATRAQUE são novas formas, corpas e tamanhos.”
25 de janeiro
• 10H: LIVE EXERCÍCIOS E SAÚDE FÍSICA COM MATHEUS AMBRÓSIO – Programação para Todes
Todos sabem da importância da prática de atividades físicas, mas nem sempre há tempo e ânimo para ir a uma academia ou parque. Então, por que não treinar em casa? O treino em casa é pratico, facilita na programação das suas atividades diárias, possibilita a proximidade com a família e não há desculpa para não praticar.
Mediador: Matheus Ambrósio
• 15H: Intervenção Esquizodramática: Emoção e coletividade
• 18H: LIVE LANÇAMENTO DE CARTILHA ONLINE SOBRE SAÚDE SEXUAL DE PESSOAS TRANS – Programação Adulta – Mediação: Renê/Luci – Roda de conversa – Saúde física trans e travesti – Convidade: Dr. Eduardo Mundinho (endocrinologista Amb. Anyky Lima).
• 19H30: LIVE “SIM, EXISTEM PESSOAS TRANS INTERSEXO!” – Mediação: João Maria – Convidade: Amiel Vieira.
26 de janeiro
• 18H: LIVE: ”PESSOAS TRANS, TRAVESTIS E A PROSTITUIÇÃO” – Programação Adulta – Mediação: Lorena Maria.
Convidades: Amanda Rodrigues e Lucas Lorran
27 de janeiro
• 15H: Intervenção PCDs e palhaçaria
• 19H: LIVE LANÇAMENTO DE CARTILHA ONLINE SOBRE DIREITO E CIDADANIA DE PESSOAS TRANS E TRAVESTIS – Lançamento com Live: Tira dúvidas sobre Direitos Trans/Travestis. Mediação: João Maria – Convidade: Defensor Vladimir.
28 de janeiro
• 18H: SORTEIO CAMISETA E 2 LIVROS #passarinhoLoque – JOMAKA
• 19H: Programação Jovens Trans
Conversa e partilha de conhecimentos com pessoas trans adolescentes e jovens sobre as possibilidades ao se entender uma pessoa trans na juventude e as diversas formas de performar transgeneridade. A live irá contar com intervenções artísticas de desenho.
Convidades: Vince Rzatki, Yuri Skrosk e Caca Neves.
29 de janeiro
DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS E TRAVESTI
TARDE
• 15H: Feedback, construção e ativação da rede de apoio psicológico
• 19H: Livezaça com pessoas Trans de todo o Brasil