A transformação digital nos negócios se direciona a criar novas experiências de consumo para o usuário. O Metaverso tem ganhado espaço em audiência e negócios para as marcas com ações que transitam entre o mundo físico e digital por meio de realidade virtual e aumentada, games e diversas novas tecnologias. De acordo com a Comscore, o tema suscitou mais de 7 milhões de ações orgânicas nas redes sociais no último ano até fevereiro de 2023, e deve impactar novos hábitos de consumo.
A recente análise da companhia investiga o interesse dos consumidores no Metaverso e destaca os principais insights a respeito do novo mundo virtual. Nesse período, influenciadoras e marcas de beleza, como Boca Rosa e Risqué, tiveram grande impacto no engajamento, alcançando a liderança entre os top posts sobre o tema.
A Risqué surfou na tendência com uma nova linha de esmaltes, e Boca Rosa lançou uma linha de maquiagem inspirada em Metaverso, com experiência de compra na Web 3.0. Além disso, outros assuntos relacionados ao Metaverso, como NFTs, criptomoedas e avatares, também geraram alto engajamento entre os usuários.
Em relação às NFTs, os posts do perfil de Instagram do Rock In Rio foi um dos que tiveram maior engajamento nas redes sociais, com o lançamento de pulseiras NFT colecionáveis para registrar a
presença no festival. Já o tema de criptomoedas tem se destacado nas redes com ações relacionadas ao futebol. Enquanto isso, os avatares têm sido utilizados por varejistas, como Casas Bahia (com o CB) e Magalu (com a Lu), para humanizar o contato com seus clientes nas redes sociais.
“Vemos que ações que mesclam os mundos físico e virtual, possibilitadas pelo Metaverso, já têm dominado as principais narrativas entre marcas e consumidores. A conexão mais humanizada, por meio de avatares e outras tecnologias, aproxima as marcas de seus clientes e cria novas maneiras de interagir, vender, e se relacionar. O futuro já é digital e essa realidade deve se tornar cada vez mais presente”, afirma Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.
Perfil do público gamer
Dentro do universo da população digital total que visita as multiplataformas de games e que soma 71 milhões de visitantes únicos no Brasil, a Comscore também identifica o mercado de games como um grande potencial para transformar a relação das marcas com os consumidores no ambiente conectado. O perfil demográfico desta população é composto em sua maioria (52%) por mulheres, e a faixa demográfica mais alta é entre aquelas com 45 anos ou mais.
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