Recente pesquisa do Sebrae realizada em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), mostrou que o Brasil ocupa o quinto lugar, com 30,4%, entre os maiores níveis de empreendedorismo de 47 nações. O levantamento também aponta que empreender está entre os três maiores sonhos dos brasileiros, que estão dispostos a abrir mão da estabilidade financeira que o emprego em carteira proporciona. No entanto, nesta trajetória, nem tudo são flores e muitas vezes é necessário se reinventar. Confira histórias inspiradoras de empresários de sucesso que enfrentaram dificuldades e mostraram que resiliência, determinação e persistência são fundamentais para concretização dos objetivos, transformando seus negócios em modelos de franquias rentáveis.
André Oliveira é CEO da CredFácil, empresa que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados. De família humilde, nasceu em Umuarama, interior do Paraná, filho de um alfaiate e de uma costureira. Aos 11 anos, para realizar o sonho da mãe, que queria muito um conjunto de jarras e copos para receber os amigos em casa, uniu-se ao irmão para vender geladinho após o horário escolar. Já adulto, em 2004, em uma noite sonhou ser dono de uma empresa chamada CredFácil. E como em uma visão do futuro, pediu demissão e com a rescisão que recebeu, no valor de R$ 10 mil, investiu e abriu a empresa. Com apenas uma mesa e um computador, em uma sala alugada de 30 metros quadrados, deu início a operação. Em quatro anos, a empresa prosperou, chegando a 20 lojas de concessão de crédito no Paraná, até 2008, quando a crise financeira mundial, que afetou principalmente os bancos, não deixou de atingir Oliveira. Passado o momento turbulento, a economia voltou a crescer e o “boom” na busca por empréstimos bancários voltou. André viu a possibilidade de expandir o negócio com mais rapidez pelo modelo de franquia. A estratégia deu muito certo e hoje a rede conta com mais de 1020 operações e, em 2022, fechou com um faturamento de R$ 220 milhões.
Claudinei dos Anjos, presidente da rede Anjos Colchões & Sofás, empresa que atua com a produção de estofados e colchões, precisou se reinventar em 1999 e traçar novas estratégias quando um incêndio de grandes proporções atingiu, no interior do Paraná, a fábrica da rede. As chamas atingiram dois galpões que serviam de depósitos de espumas, equipamentos e máquinas, se alastrando ainda para um terceiro galpão, que estava em construção. Além da perda dos produtos em estoque e matéria-prima, a empresa teve que arcar com um prejuízo que chegou a R$ 800 mil. Para dar a volta por cima, não faltou resiliência, fé e muita determinação. Após o incêndio, foi realizado um levantamento de toda a situação para, assim, ser possível negociar com os credores e honrar as entregas e pagamentos. Em dois anos, as dívidas foram quitadas e a empresa reencontrou o caminho do sucesso. Atualmente, a rede está presente em 21 estados brasileiros e tem mais de 270 lojas, sendo cinco no Paraguai.
Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede de mercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market em condomínios residenciais e comerciais, já está em seu trigésimo CNPJ e precisou passar por inúmeros projetos mal sucedidos até obter êxito nos negócios. Empreendedor desde os 18 anos, Córdova tinha uma rede de postos de combustível no Paraná e fez uso de quase todo o lucro que ela rendia em busca da prosperidade em diversos outros segmentos, como food truck, agência de marketing, café no shopping, e-commerce de roupa infantil e até em uma academia, que acabou fracassando em meio à concorrência com grandes redes. Em 2018, Córdova dedicou-se à fundação do Byke Station, uma rede de vending machines para ciclistas que, algum tempo depois, originou o market4u, o empreendimento mais bem-sucedido que já teve e o qual prevê faturar R$ 500 milhões em 2023.
Já para Camila Miglhorini, CEO e fundadora da Mr. Fit, rede pioneira em fast-food de alimentação saudável, a ideia de abrir a empresa chegou a partir da necessidade de encontrar opções rápidas e saudáveis para comer no dia a dia. Foi em 2013, após uma reunião, que percebeu claramente como era difícil não ter opções boas e acessíveis. Experiente no ramo, já que atuava no franchising, formatou o negócio para operar por meio de franquias. Vendeu o próprio carro por R$ 50 mil e começou a empreender. A rede criada em Paulínia, interior de São Paulo, completa 10 anos com mais de 500 unidades em todo o país, além de uma operação em Portugal. Atualmente, a franquia prevê um faturamento de R$ 200 milhões até o fim de 2023.
O franchising é a porta de entrada para muitos empreendedores por ser um modelo de negócios mais seguro. Dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que somente em 2022 o setor de franquias faturou R$ 211,4 bilhões e para 2023 a projeção é um crescimento entre 9,5% e 12%.