Mais da metade das pessoas com mais de 60 anos no Brasil já usa a internet e 1 em cada 3 faz uso diário, de acordo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Considerando o envelhecimento da população – o Ministério da Saúde indica que o número de idosos ultrapassará o de crianças em 2030 – os seniores digitais são um importante público para apps a plataformas digitais. De acordo com o último levantamento da Prestho, houve um aumento de 21,55% nas solicitações de crédito realizadas por idosos acima dos 65 anos.
“Mesmo com a inclusão digital, a navegação deste público é diferente, com necessidades e dificuldades bem específicas. O uso de apps, por exemplo, é algo que está começando nesta faixa etária, então precisa ser tudo mais fácil de usar”, explica Patrícia Soares, CEO da Prestho, fintech especializada em crédito consignado para terceira idade ou “seniores digitais”. Por 12 meses, a equipe de TI da Prestho fez um estudo para entender o comportamento deste usuário para criar a tecnologia voltada à terceira idade, lançando recentemente um app de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS – o primeiro do país.
Para os fundadores da Prestho, o aplicativo tem que ter a cara de quem vai usá-lo. Toda a tecnologia foi criada para ajudar o idoso a se sentir à vontade no mundo digital. Fontes maiores, cores, personalização no canal de atendimento, navegação fácil e educação financeira. Outro ponto é colocar a decisão do crédito consignado na mão do cliente, sem assédio ou telemarketing. No app, o usuário consegue simular e contratar o empréstimo ou solicitar um cartão de crédito consignado, sem interferência de outra pessoa e sem precisar se locomover até o banco, 24 horas do dia, todos os dias do ano.
“No app o usuário poderá falar com os especialistas de crédito da Prestho por meio de um canal específico para o atendimento humanizado. Um time que está dedicado para experiência do cliente, que estudou a linguagem simples, para garantir a transparência na operação. O objetivo é que o usuário entenda a operação de crédito, que contrate de forma consciente. O App irá garantir também o histórico de todas as operações contratadas e todas as conversas. Uma segurança que achamos muito importante entregar aos nossos clientes”, complementa Diego Andrade CTO da Fintech.
Aposentados cada vez mais conectados
De acordo com o levantamento da Prestho, 42% da simulação de empréstimo acontecem fora do horário bancário e são frequentes simulações entre 1h e 5h da manhã. Nos últimos 7 meses, das simulações de crédito feitas na plataforma da Prestho 73% foram via mobile, 26,5% por computador e apenas 0,5% via tablet. Deste público 64% são mulheres e 36% homens.
Além disso, o app foi criado para que pudesse fazer parte do dia a dia dos “seniores digitais”, levando conteúdo educativo e informações por meio de um blog com notícias que falam de diversos temas, como planejamento financeiro, cuidados com a saúde, estilo de vida, direitos do idoso, prevenção a golpes entre outros assuntos. “Queremos construir junto com o usuário um aplicativo que facilita a vida dele. Lançamos esta primeira versão e, a partir dos feedbacks, implantaremos novas funcionalidades. O aplicativo tem que ser funcional e, para que isto dê certo, o feedback de quem vai realmente usá-lo é muito importante para evoluirmos”, finaliza Diego Andrade.