O setor de marketing de conteúdo é a nova fronteira profissional para os jornalistas. Segundo pesquisa do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nada menos do que 50% dos repórteres e editores que migraram de área tiveram aumento na remuneração.
Com 980 jornalistas consultados, a pesquisa mostra que a maior parte dos jornalistas no segmento de marketing de conteúdo é formada por mulheres (72%), com mais de sete anos de formação (70%) e 45% trabalham na Região Sudeste. Um dos problemas levantados é que esses profissionais, que vieram majoritariamente de redações (46%), exercem, em boa parte, sozinhos as suas funções atuais, sem um colega de profissão (48%).
Um outro senão apontado pelos jornalistas na pesquisa é a falta de formação, treinamento e especialização específica na área de marketing de conteúdo, um dado agravado pelo fato de que boa parte atua como free lancer (22%). Para atender essa necessidade, o Berkeley Institute acaba de lançar uma masterclass online e gratuita denominada “Estrategista de Marketing de Conteúdo no Instagram”.
“Nosso objetivo é contribuir com as alternativas de carreira para os profissionais de comunicação e empreendedores”, explica Luiz Chinan, fundador do Berkeley Institute no Brasil e curador da masterclass. “A capacitação do mercado de trabalho é um dos principais fatores para contribuir com a produtividade da economia brasileira e com a empregabilidade da força de trabalho”, complementa.
A masterclass pode ser baixada diretamente no computador do usuário e realizada a qualquer momento. Formatada pelos princípios do gamefication, a aula é realizada por meio de educards, ou seja, cartões virtuais que estimulam o aprendizado. Entre outros benefícios, as cartas potencializam o recall ativo, ou seja, a criação de conexões neurais mais fortes para o rastreamento da memória, e a metacognição.