O projeto de extensão da UFMG Leitura dramática e encenação no Acervo de Escritores Mineiros, que promove a mediação museal da exposição O laboratório do Escritor, acaba de lançar uma ação desenvolvida especialmente para o período de isolamento social. Trata-se da radionovela A volta para Marilda, produzida a partir da obra homônima do escritor mineiro Oswaldo França Júnior, cujo fundo arquivístico e literário se encontra sob salvaguarda do Acervo de Escritores Mineiros (AEM).
Dividida em cinco capítulos, a história se passa no ano de 1974, em Belo Horizonte, e gira em torno do conturbado relacionamento de Jurandir, um homem criado sob os cuidados da mãe e da irmã mais velha, e Marilda, uma mulher confiante e independente. Os personagens ganham vida nas vozes dos estudantes Ana Beatriz Cucaroli (Letras), Arthur Barbosa (Teatro), Felipe Oliveira (Teatro) e Mariana Nolaço (Teatro). Além da atuação, todos participaram ativamente do processo de escrita dramatúrgica, sob a orientação da professora Elen de Medeiros (Faculdade de Letras).
Com previsão de estreia para o dia 23 de julho, os episódios serão postados às quintas-feiras, nos perfis do Acervo de Escritores Mineiros nas plataformas Soundcloud e Spotify.
O projeto Leitura Dramática e Encenação no Acervo de Escritores Mineiros conta com o apoio do Centro de Extensão da Faculdade de Letras, da Pró-reitoria de Extensão e da Rede de Museus da UFMG.