O mundo online tem sido o principal meio de interação entre as pessoas e profissionais de diversos segmentos. Muitas empresas e negócios, que ainda não estavam habituados, ou até mesmo não acreditavam no potencial da comunicação digital, tiveram que se render e fazer dele uma extensão dos seus serviços. Para a odontologia, não foi diferente. Para quem antes usava de forma tímida as redes sociais, viu nas ferramentas disponíveis uma forma assertiva e de massa para expandir o seu negócio e garantir destaque frente à concorrência em meio a crise gerada pela pandemia.
Agora, mais do que nunca, se faz necessário que o dentista saiba a importância desses recursos para estar presente e atuante no mercado.
“Estar presente nas redes sociais, seja comentando e reagindo a conteúdos de pacientes e colegas, ou produzindo e compartilhando conteúdos em seu próprio perfil profissional, é uma estratégia que permite estar em contato constante com seu público-alvo. Isso só reforça que essa forma de comunicação veio para ficar”, afirma o Superintendente da Easy Software, Alexandre Petersen.
O Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), divulgou no mês de agosto, novos dados que reforçam o papel da internet durante a pandemia de Covid-19. O aumento da comunicação direta entre empresas e consumidores, via aplicativos de mensagens instantâneas para mediar a compra de produtos ou serviços, passou de 26% para 46%. Outro ponto expressivo foi o aumento desse consumo entre todas as classes A, B, C e D.
Estes dados ajudam a ilustrar o valor do uso das ferramentas digitais para lidar com a crise. Como consequência, é urgente que os profissionais saibam como agir neste âmbito. As estratégias de marketing odontológico devem ser constantemente implementadas na clínica ou consultórios odontológicos, uma vez que fazer a divulgação online do seu trabalho permite que mais pessoas conheçam seus serviços, favorecendo, a captação de mais pacientes. “Estamos há 25 anos reforçando nossa missão nos meios digitais. Levando cada vez mais ferramentas aos nossos clientes. Todos eles recebem um respaldo em relação a esse tema. Elaboramos um e-book e conteúdos em nosso blog para incentivar o uso das boas práticas e técnicas que podem ser utilizadas para capitalizar e converter dentro das redes”, finaliza Alexandre.
Ética na Odontologia
Entre os principais pontos abordados pelo capítulo XVI do Código de Ética Odontológica, que trata do anúncio, da propaganda e da publicidade, vale destacar as seguintes proibições: Divulgar preços, práticas sem comprovação científica ou dados do paciente sem o consentimento deste; Prestar consulta ou tratamentos por meios de comunicação a distância; Fazer manifestações contrárias a tratamentos prestados por outros profissionais.
Dessa forma, é preciso estar atento a esses preceitos para desenvolver os conteúdos sempre de forma ética e profissional, ao mesmo tempo que mantém contato com o público-alvo, fideliza clientes e encontra novas oportunidades.