Uma das mais antigas mostras de cinema realizadas no Cine Humberto Mauro, o Curta Circuito migra este ano para o online, como a maioria dos eventos de 2020. Na edição comemorativa de 20 anos, a mostra, dirigida por Daniela Fernandes, apresenta sete longas-metragens – como sempre, nacionais – que dialogam com o tema Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro. Os bate-papos, que ocorriam sempre após as sessões físicas, nessa edição foram gravados prévia e virtualmente com a participação dos diretores, críticos e do público, e estão disponíveis no formato webinar (vídeo) pelo youtube, e podcast (áudio) pelo spotify. A programação completa já está no site www.curtacircuito.com.br. Os filmes serão veiculados diariamente, de 10 a 16 de outubro. Todas as atividades são gratuitas.
Sob a curadoria de Andrea e Carlos Ormond, a 20ª Mostra Curta Circuito traz produções que apostam no ocultismo, terror e suspense. “Nossa intenção foi escolher sete (pois sete é um número cabalístico) filmes que ilustrem o rico diálogo que estabelecemos, desde sempre, com o inexplicável e o sobrenatural”, afirmam. Será veiculado um filme por dia, que fica disponível no site durante 24 horas. Todas as produções contam com material extra, como texto crítico – que é apresentado também em formato de audiobook, além da versão para download – e podcast e webinar , gravados em parceria com o curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA, que aprofundam no tema da mostra e nas especificidades de cada longa-metragem. Para quem quiser ainda trocar informações em tempo real, haverá um salão-digital, aberto durante as exibições, em formato de grupo do Telegram para a interação virtual do público.
Entre os filmes selecionados estão clássicos do cinema nacional – como já é de costume da mostra – como Espelho de Carne (1984), de Antonio Carlos da Fontoura, que abre a programação no dia 10 de outubro. No dia 11 exibiremos Prova de Fogo (1980), de Marco Altberg. No dia 12, é a vez do documentário inédito Fé e fúria (2019), produção belo- horizontina de Marcos Pimentel, que está na sessão acessibilidade trazendo legenda descritiva. No dia 13, o público terá a oportunidade de rever As Quatro Chaves Mágicas (1971), de Alberto Salvá. Em 14 de outubro fica disponível Ele, o Boto (1987), de Walter Lima Júnior. No dia 15, apresentaremos Filme Demência (1986), de Carlos Reichenbach. Fechando a programação cinematográfica, no dia 16 será exibido O Princípio do Prazer (1979), de Luiz Carlos Lacerda.
Seja na religiosidade de Prova de Fogo e Fé e Fúria, na magia de Ele, o Boto e As Quatro Chaves Mágicas, ou nos mistérios de Espelho de Carne, Filme Demência e O Princípio do Prazer, os títulos da Curta Circuito 2020 pretendem levar ao público uma ampla e rica experiência de cultura. E que nossa crença de que o cinema brasileiro sempre vale a pena se renove, em tempos cada vez mais difíceis.
Loja virtual
Marcando as comemorações dos 20 anos, o Curta Circuito inaugura a lojinha virtual com artigos personalizados, feitos em parceria com produtores locais. Dentro do imaginário do Hotel Tupiniquin – que permeia toda a identidade da mostra esse ano e dialoga com a temática da curadoria Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro – a mostra traz pela primeira vez produtos personalizados. Junto com a saboaria Doce Banho foram criados sabonetes, hidratante, esfoliante e escalda-pés. Tem sabonete com aroma de caju, fruto bem brasileiro, e de romã, considerado a fruta da sorte. Já na parte da papelaria, a Libretto entra com a produção de cadernos, porta-copos e planners, tudo com a cara da mostra. Os produtos estão à venda no site www.curtacircuito.com.br
Programação
10 de outubro (sábado)
ESPELHO DE CARNE | Antonio Carlos da Fontoura, RJ, 1984, 102’
Webinar e Podcast com o diretor Antonio Carlos da Fontoura e a a curadora Andrea Ormond.
11 de outubro (domingo)
PROVA DE FOGO – Marco Altberg, RJ, 1980, 90’
Webinar e Podcast com o diretor Marco Altberg e a curadora Andrea Ormond
12 de outubro (segunda-feira)
FÉ E FÚRIA | Marcos Pimentel, BH, 2019, 103’
Webinar e Podcast com o diretor Marcos Pimentel e a curadora Andrea Ormond,
Sessão Acessibilidade – Legenda Descritiva
13 de outubro (terça-feira)
AS QUATRO CHAVES MÁGICAS | Alberto Salvá, RJ, 1971, 105’
Webinar e Podcast com a atriz Dita Côrte-Real e a curadora Andrea Ormond
14 de outubro (quarta-feira)
ELE, O BOTO | Walter Lima Jr., RJ, 1987, 108’
Webinar e Podcast com o diretor Walter Lima Jr. e a curadora Andrea Ormond
15 de outubro (quinta-feira)
FILME DEMÊNCIA | Carlos Reichenbach, SP, 1986, 92’
Webinar e Podcast com o crítico Fernando Oriente e a curadora Andrea Ormond
16 de outubro (sexta-feira)
O PRINCÍPIO DO PRAZER | Luiz Carlos Lacerda, RJ, 1979, 90’
Webinar e Podcast com o diretor Luiz Carlos Lacerda e a curadora Andrea Ormond
O Curta Circuito
A mostra exibe, desde 2001, filmes nacionais sempre com entrada franca. É dirigida por Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial, com curadoria assinada pela crítica de cinema e autora do blog Estranho Encontro, Andrea Ormond e Carlos Ormond, escritor e crítico de arte. É referência em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão e debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos. O Curta Circuito já atuou em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará e atualmente está presente em Belo Horizonte – onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro – e nos município mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D’Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.
Curta Circuito em Números | em 20 anos:
Público: quase 76.100 pessoas já prestigiaram em 20 anos de projeto
Programações exibidas : 5 mil
Formatos de exibição dos Filmes : 35mm, 16mm, digital e DCP
Cidades que já participaram do Circuito | 18 cidades: Belo Horizonte, Montes Claros,
Araçuaí, Ipatinga, Uberlândia, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Divinópolis, Uberaba,
Santana do Paraíso, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, Sete Lagoas, Contagem, Belém do
Para, São Paulo.
Estados que fizeram parte do Circuito: Minas Gerais, Pará e São Paulo
Filme Restaurado: Tostão, a fera de Ouro de Paulo Lander e Ricardo Gomes Leite – 1970,
Prêmios pela restauração: Gol de Placa – 4 Cinefoot – Festival Internacional de Cinema de
Futebol – 2013 Mention do D’Hounner – FICTS, Milão -2013
Alguns Convidados que já passaram pelo Curta Circuito em 20 anos:
Realizadores: José Mojica Marins (Zé do Caixão), Vladimir Carvalho, Nelson Pereira dos Santos, Walter Lima Jr, Antonio Carlos da Fontoura, Xavier de Oliveira, Lirio Ferreira, Claudio Assis, Marcelo Gomes, João Batista de Andrade, Kiko Goifman, Geraldo Moraes, Beto Brant, Joao Saraceni, Marília Rocha, Paula Gaitan, Jeferson De, Andres Lieban, Guto Parente, Noa Bressane, Bruno Safadi, Eduardo Escorel, Alfredo Sternheim, Carlo Mossy…
Músicos: Sidney Magal, Pepeu Gomes, Seu Jorge, Agnaldo Timóteo, Max de Castro, Vander Lee, Regina Souza, Marco Souza e Guto Borges…
Atores: Othon Bastos, Tonico Pereira, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Stepan Nercessian, Paulo Tiefenthaler, Jonathan Haagensen, Darlene Glória, Monique Lafond, Mario Gomes, Nuno Leal Maia, Anselmo Vasconcelos …
Críticos: Jean Claude Bernard, Andrea Ormond, Raul Arthuso, Fernando Oriente, Amanda Aouad, Rafael Carvalho, Paulo Henrique Silva, Marcelo Miranda, Humberto Silva, Everton Belico, Roberto Cotta, Victor Guimaraes, Felipe Guerra, Beatriz Saldanha…