Um ano após o primeiro caso oficial de Covid-19 registrado no Brasil, a Minsait, uma empresa Indra, já ajudou algumas dezenas de clientes a otimizar suas operações por meio da adoção de tecnologias para a automação de processos e registrou um crescimento de mais de 100% neste tipo de projeto desde o início da pandemia.
A versatilidade e a rapidez para trazer resultados são pontos que contribuem para o aumento significativo da adoção da automação robótica. Casos concretos da companhia comprovam melhorias de produtividade de processos administrativos em até 90%. Além disso, proporcionam uma redução de custos em até 30% graças à unificação da gestão de documentos.
De acordo com a Minsait, além de buscar lucratividade e crescimento, as empresas de sucesso desejam criar uma cultura diferencial e de inovação. Entendendo esta realidade, a companhia aposta na hiperautomação e coloca à disposição das organizações uma oferta completa de soluções e serviços capaz de redirecionar o capital humano de modo que possa destinar mais tempo às atividades mais estratégicas e de maior valor para o negócio.
Em um cenário de mudança contínua como o que vivemos, a hiperautomação surge como aliado chave do presente e do futuro das empresas porque possibilita a incorporação e a unificação de diferentes tecnologias capazes de gerar melhores resultados. Neste sentido, se refere à aplicação de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial e o Machine Learning, para de maneira crescente automatizar processos e potencializar o capital humano. A hiperautomação se estende através de uma série de ferramentas que podem ser automatizadas, mas que igualmente estão ligadas a sofisticação da automação (descobrir, analisar, desenhar, automatizar, medir, monitorar e reavaliar).
Hoje, a Minsait já aplica esses serviços em áreas como Operações, Vendas, Suporte e Manutenção, Atendimento ao Cliente, Financeiro, Contabilidade, Recursos Humanos e TI. Os projetos são feitos de acordo com a necessidade de cada cliente e podem começar a trazer payback a partir de algumas semanas.
As operações podem ser otimizadas a partir da compreensão dos processos de negócios e especialização tecnológica com a implementação de ferramentas e metodologias que promovam a agilidade da organização. Dados da companhia apontam que é possível reduzir em 50% o tempo de lançamento de novos projetos e em 40% o tempo de alocação de recursos, com a criação de estruturas de projetos de transformação ágeis.
“É fundamental valorizar a oportunidade que esse momento nos traz. Diferentes empresas estão buscando agora por pequenos projetos para entender como a tecnologia pode funcionar na prática e o ganho com esse tipo de soluções certamente pode ser expandido ao longo do tempo. À medida que mais empresas ganham confiança e veem os benefícios que soluções de automação podem trazer, projetos podem ser remodelados e atingirem objetivos cada vez mais complexos. Sem dúvida, é necessário que companhias de tecnologia estejam atentas para a oportunidade que esse momento traz”, destaca Marcus Luz, Head de Tecnologias Avançadas da Minsait no Brasil.
Graças à Hiperautomação, a companhia gerou economias de centenas de milhões de reais em operações de telecomunicações em todo o mundo por meio da otimização de processos de front e back de vendas e de gestão de incidências. Durante a pandemia de Covid-19 respaldou o gerenciamento de uma avalanche de solicitações de ajuda endereçadas às administrações públicas, graças à combinação de Robotização, Processamento de Linguagem Natural e Chatbots. Otimizou dezenas de milhares de horas em processos de onboarding e comunicação com clientes de algumas das principais seguradoras. Ajudou algumas das maiores empresas de energia do mundo a otimizar processos de negócio e proteger infraestruturas críticas com Visão Artificial e Robotização. Otimizou milhares de horas e reduziu em 60% o tempo de liberação de crédito em instituições financeiras do setor automotivo em oito países da Europa.