Vai dar samba no dia 29 de junho (terça-feira), às 20h, no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com/minastcoficial). Aline Calixto e Júlia Rocha, apresentarão a live “Circuito do samba”, transmitida do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (CCUnimed-BH Minas). No repertório, canções que fazem parte da carreira de ambas as artistas, como “Flor Morena”, “Oxossi”, “Dona do Pedaço”, na voz de Aline, e “Amor de hoje”, “Não só sobre você”, “Ê moço”, com Júlia. No show, as sambistas mostrarão a força do poder transformador do samba e a importância da cultura em tempos difíceis como o atual.
Carioca radicada em Minas Gerais, a cantora e compositora Aline Calixto tem história com o CCUnimed-BH Minas, onde lançou dois de seus discos: “Meu ziriguidum”, em 2015, e “Serpente”, em 2017. “O samba tem o poder de levar instantes de alegrias tanto para quem o produz como para quem o ouve. Nesse momento tão delicado, pequenos prazeres se tornam um bálsamo”, reflete Aline Calixto. O último trabalho de Aline foi o lançamento do DVD “10 Anos Aline Calixto – Ao Vivo em BH”, gravado na rua Sapucaí, no bairro Floresta, em 2018. Nesse trabalho está a última imagem de Beth Carvalho, a madrinha do samba, em audiovisual. “Será o primeiro show do meu último projeto. Estávamos começando a preparar a turnê de lançamento do DVD depois do Carnaval de 2020, mas eis que veio a pandemia, então, os planos foram adiados sem a menor previsão de data”, conta a cantora. “Agora, adaptando ao chamado ‘novo normal’, faremos o show em formato 100% virtual. Estou muito feliz, apesar de tudo, pois a realização desse DVD foi um sonho concretizado, mas, para dar continuidade a esse sonho, é imprescindível materializá-lo pelos dos shows”, observa Aline.
Júlia Rocha é uma mulher multifacetada. Cantora, compositora, colunista do UOL, escritora e médica da família, ela lançou seu disco “Cheiro de Flor”, no Teatro do CCUnimed-BH Minas, em 2017. Integrante do elenco da edição de 2015 do programa The Voice Brasil, da Rede Globo de Televisão, a artista entende que o samba é ação. “O samba sempre foi caminho de resistência, e agora não é diferente. Ele segue registrando a potência do povo brasileiro, sua inteligência, sua competência artística e sua capacidade de seguir vivendo”, atesta a cantora. Júlia conta que a live será uma celebração da esperança, com as participações de Gustavo Maguá, Dóris do Samba e Luciene Gomes.
Mais que entreter, as artistas entendem o papel da cultura nesse momento de pandemia e sabem da responsabilidade de levar para o público a leveza da arte. Aline aponta o papel de alento que a cultura alcançou. “A cultura sempre salva! Em meio a tantas dificuldades, recorremos à cultura para acalentar o coração e encher a alma de esperanças”. Júlia endossa as palavras de Aline. “A cultura, especialmente a popular, tem o importante papel de nos lembrar da nossa humanidade. Lembrar que merecemos mais que pão, mais que apenas trabalhar até a exaustão. Que somos seres humanos, merecedores do que há de melhor nesse mundo”, conclui a médica sambista.
Serviço
Circuito do samba, com Aline Calixto e Júlia Rocha
Data: 29 de junho, terça-feira.
Horário: 20h.
Transmissão: canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube (youtube.com.br/minastcoficial).