A realidade do trabalho remoto possibilita vários benefícios para os profissionais que, em sua maioria, utilizam o próprio lar como escritório. Muitos aproveitaram para mudar o seu estilo de vida, trocando a selva de pedra pelo verde do interior ou pela calmaria da praia. Outros foram além e realizaram o sonho de morar no exterior. Mesmo com o contexto pandêmico, estes benefícios trouxeram felicidade aos brasileiros.
É o que aponta a pesquisa da Avaya, que contou com 17.500 pessoas em 19 países incluindo o Brasil. Apesar de os brasileiros lutarem para equilibrar o emprego com atividades domésticas, família, amigos e lazer (67%), eles continuam felizes (58%).
Contudo, este modelo de trabalho demanda um cuidado ainda maior das empresas com o colaborador, como auxiliar os funcionários na conciliação da vida pessoal e profissional, e a manter a sensação de pertencimento, já que todos estão distantes fisicamente.
Cuidados com a saúde física e mental
A ACCT, empresa global especializada em implementação de e-commerce, foi uma das pioneiras a colocar todo o time 100% remoto em março de 2020. “Naquela época, a preocupação maior era o bem-estar dos funcionários. Um momento de mudança, mas de muito cuidado e apoio.” – conta Frederico Heitmann, CEO da ACCT.
O time de recursos humanos da ACCT teve que se reinventar levando o cuidado que já existia nos corredores da empresa para as telas do computador. “Nós estávamos no início de uma pandemia, sem informações e tínhamos colaboradores trabalhando remotamente sem nunca terem tido passado por essa experiência. Então, nossa preocupação inicial foi em como ajudar esses colaboradores nesta adaptação” – conta Bruna Figueiredo, psicóloga e analista de People da ACCT.
Os profissionais do time formado majoritariamente por psicólogos auxiliaram os colaboradores que estavam com dificuldades em conciliar as atividades domiciliares e profissionais. Outra medida visando a saúde mental foi oferecer terapia emergencial. “A pandemia e o isolamento social reforçou casos de ansiedade e de depressão. Por isso, uma das nossas iniciativas foi contratar psicólogos que não trabalham no nosso time, mas fora da empresa, para direcionarmos aqueles que apresentavam problemas de ansiedade e estresse. Este benefício existe até hoje, inclusive”. – conta
Os aprendizados para o presente e a promoção da cultura
Passado o momento mais crítico da pandemia, ainda assim muitas empresas como a ACCT seguirão com o trabalho remoto, no máximo com idas ao escritório eventualmente, o que está sendo chamado de trabalho híbrido.
O desafio maior de hoje é a promoção da cultura da empresa para manter a sensação de pertencimento do colaborador. Para isso, existe um trabalho forte entre o time de marketing e a área de People. “Cultura é algo muito além das comunicações internas que fazemos e que também são efetivas. Envolve fazer com que o colaborador se sinta parte do nosso time desde o início. E aqui começa já na sua chegada ao time, onde ele recebe em casa um kit com a nossa carinha, passando pelo onboarding interno, em que ele conhece cada área da empresa e o que elas fazem” – conta.
Além disso, quem chega à empresa também se apresenta para os demais nas cerimônias virtuais que reúnem todo o time.
Outro ponto é o trabalho conjunto entre o time de marketing e o de People para promover a cultura utilizando a comunicação do canal interno. A empresa traz diversos temas que agregam tanto no âmbito profissional, como uma série sobre a importância de soft e hard skills, como na pessoal, onde o foco volta a ser o bem-estar do colaborador. “Trazemos a importância das pausas ao longo do dia, de fazer um alongamento após muito tempo sentado. Afinal, não temos as saídas para tomar um café na copa ou para o almoço’ – afirma Bruna Figueiredo..
Estes conteúdos são divididos entre comunicações objetivas com a identidade visual da empresa, por meio de entrevistas com os próprios colaboradores e de vídeos divertidos para animar o dia a dia. Como é o caso das chamadas que acompanham o boletim semanal, onde são centralizadas novidades da empresa, notícias do mercado de e-commerce, aniversários e tempo de casa entre outros
E se não há o happy hour, o clima descontraído é transportado para o virtual: “O ritmo das nossas cerimônias são sempre muito leves e baseadas nos nossos valores que são: respeito, responsabilidade e agilidade. Por meio dessas atitudes mostramos para o colaborador que independente de estarmos longe fisicamente, estamos próximos no nosso trabalho no dia a dia” – finaliza a analista de People.
Qualidade de vida
Com todo este trabalho iniciado em 2020 e que vem sendo aprimorado à medida que novas ideias vêm surgindo os resultados para ambas as partes são positivos: “Quanto mais a gente aperfeiçoa o conceito do trabalho remoto, mais nós percebemos que a produtividade não diminui e que a satisfação aumenta. Um colaborador com mais qualidade de vida é um ser humano mais completo e, consequentemente, um profissional melhor. – afirma Heitmann, o CEO da ACCT.
A própria Bruna Figueiredo que recentemente se tornou mãe e com isso pode estar ao lado do filho admite que apesar do esforço, estar em casa favorece a qualidade de vida: “Não temos aquele tempo que a gente passava no transporte até a empresa. Isso te dá mais tempo com a família, para conseguir ter um hobby e isso é qualidade de vida’ – conta.
O delivery manager Davi Paiva agora está acompanhando bem mais o crescimento do pequeno Benjamin, de três anos. “Eu não vi os seus primeiros passos, o seu dente cair e hoje eu não perco esses momentos importantes dele. Quando ele vai brincar, quando ele solta uma frase engraçada, eu estou vendo tudo acontecer de perto’ – finaliza Davi.
E se existe alguma dúvida da satisfação dos colaboradores a entrada para o Great Place To Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar em 2020 em meio à fase de adaptação não deixa dúvidas. A consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação realiza a mensuração entre as empresas por meio de questionário anônimo , o qual as empresas não têm acesso.
Em fevereiro de 2021, a ACCT entrou, pela mesma organização, no ranking das melhores empresas para se trabalhar no interior de São Paulo. Em julho de 2021, a empresa conseguiu pelo segundo ano consecutivo estar entre as melhores empresas para se trabalhar.
Atualmente, a empresa segue em expansão com projetos em 19 países e clientes como Carrefour, C&A, Samsung, Motorola, Stanley Black & Decker entre outros. A ACCT está inclusive com vagas como desenvolvedor, arquiteto de soluções, analista de qualidade de software, analista de UX/UI, product owner entre outras. Para se candidatar basta acessar o site de vagas ou o LinkedIn da empresa.