A pandemia do novo coronavírus trouxe um impacto sem precedentes na aprendizagem de milhões de crianças e jovens brasileiros. Com quase dois anos fechadas e um ensino remoto sofrido para muitos, o Brasil recuou a patamares de 10 anos atrás em termos de aprendizagem e viu multiplicar seus índices de evasão escolar. Dos 53 milhões de alunos na educação básica, 88% são de escolas públicas e 50% abandonam a escola antes de concluir o ensino. Diante deste cenário, o Instituto Ayrton Senna visa produzir conhecimento e experiências educacionais inovadoras capazes de inspirar práticas eficientes, capacitar educadores e propor políticas públicas com foco na educação integral.
Lançado em fevereiro, o Troco Solidário é uma campanha que acontece em todas as unidades da Extrafarma pelo Brasil. Os clientes podem optar por arredondar o troco ao fazer pagamentos em dinheiro. Dessa forma, os doadores direcionam o valor do troco para a causa da educação no Brasil. Todo o dinheiro arrecadado será revertido na educação de crianças e adolescentes e na formação de professores em todo o país.
Em 27 anos de atuação, foram mais de 30 milhões de atendimentos em mais de 3.000 cidades em todos os estados. “As doações são importantes para que continue o trabalho de encontrar novas soluções educacionais que promovam o desenvolvimento para milhares de crianças e jovens de todo o país, buscando recuperar especialmente as enormes perdas de aprendizagem deixadas pela pandemia”, afirma Erika Pagano, gerente-executiva de Negócios do Instituto Ayrton Senna.
Miguel Jarros, diretor de operações e marketing Extrafarma, afirma “ao longo dos últimos anos, realizamos diversas ações em prol de causas sociais. Agora, damos mais um passo e por meio da parceria com o Instituto Ayrton Senna, os clientes da Extrafarma que fizerem pagamentos em dinheiro podem optar por arredondar o troco e contribuir para esse projeto de impacto social tão significativo.”