A VIII Mostra Internacional de Cinema pelos Animais na Cinemateca de Curitiba tem programação confirmada e data marcada para acontecer: 2 e 3 de julho. Organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), um dos maiores eventos de cinema do Brasil em prol dos animais, terá mais de 30 filmes, documentários e curtas-metragens.
De mais de 10 países diferentes, as produções podem ser vistas gratuitamente das 14h às 21h e a programação completa está disponível no Instagram @mostraanimal. O evento tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura da capital paranaense.
São diversos formatos e linguagens que abordam a causa animal e as questões que envolvem a complexa relação entre os seres humanos e o restante das espécies. As exibições contam com curtas de 1 minuto até longas-metragens de 2 horas de duração. Em dois momentos, estão previstos espaços para debates, com conversas com diretores e produtores.
Neste ano, a oitava edição da Mostra Internacional de Cinema pelos Animais trará produções inéditas no Brasil, como a exibição no sábado de Milked: Mentiras Brancas do Leite, da Nova Zelândia. O documentário mostra o percurso de um jovem ativista que expõe os problemas ambientais da indústria mais poderosa do país e o que pode ser feito para mudar esse destino.
Já no domingo, haverá a apresentação inédita do Canguru: Uma História de Amor e Ódio, da Austrália. O filme mostra como a indústria de carne de canguru e o governo australiano colocam os lucros à frente do bem-estar animal, proteção de espécies nativas e meio ambiente. A produção premiada expõe as opiniões divergentes em torno deste animal que é um ícone australiano e que está sujeito à maior destruição em massa da vida selvagem terrestre do mundo.
Entre as recentes produções brasileiras que serão exibidas está o curta-metragem Órfãos do Leite, que mostra o maior caso de maus-tratos de animais do Brasil e explica o impacto negativo da produção de leite e queijo. Lançado pela SVB em fevereiro deste ano, ele tem como fio a difícil realidade vista na Fazenda Água Sumida, no município de Brotas (SP), onde centenas de búfalas foram encontradas pela polícia agonizando de fome e sede.
O presidente da SVB, Ricardo Laurino, explica que o evento busca chamar a atenção para a temática da exploração envolvendo animais e, também, difundir a cultura de amor e respeito a todas as espécies do nosso planeta.
Além das exibições durante o fim de semana, alguns filmes serão homenageados com o Oscow pelo público e organização. O Oscar com cabeça de vaca foi idealizado e criado por integrantes da SVB Curitiba para representar o tom irônico contra o glamour, o luxo e a alienação característicos de eventos da alta sociedade humana em contraste com a triste realidade da exploração animal.
Haverá também uma feira com produtos veganos para deixar a mostra ainda mais completa.
Serviço
Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais
Site: www.mostraanimal.com.br
Instagram: @mostraanimal
Data: 2 e 3 de julho
Horário: das 14h às 21h
Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 (Bairro São Francisco) – Curitiba/PR
Organização: Sociedade Vegetariana Brasileira
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
SOBRE A MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA PELOS ANIMAIS
Organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, o evento foi lançado em 2009, na cidade de Curitiba, e tem como objetivo criar um debate sobre os direitos dos animais e os impactos socioambientais que a interação dos humanos com os outros animais pode trazer.
Os filmes são exibidos ao público em geral gratuitamente e as edições anteriores reuniram artistas consagrados, ambientalistas, ativistas, autoridades, escritores, escritoras e, principalmente, admiradoras, admiradores, defensoras e defensores dos animais.
SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços veganos.