Empreendimentos de todos os tamanhos e segmentos estão se deparando com uma necessidade global: quem não demonstra integridade perde espaço no mercado, além de correr o risco de fechar as portas em função de prejuízos gerados por irregularidades ou desgastes na imagem e reputação.
Segundo o Conselho de Emprego e Relações do Trabalho, o Brasil lidera o ranking de processos trabalhistas, com cerca de dois milhões de casos por ano. Para quem lida com Compliance, os números não são uma surpresa: muitas dessas ações acontecem por desrespeito às leis e a primeira consequência é a perda financeira, que pode ser fatal para empresas menores.
Programas de Integridade: uma nova cultura nas empresas
Além de prevenir as empresas de custos indesejáveis, os Programas de Integridade protegem a imagem da marca ao resolverem situações que poderiam se tornar problemas irreversíveis. E, segundo o especialista Wagner Giovanini, um efeito positivo incontestável é justamente no ambiente interno: maior produtividade.
A lógica é simples: funcionário feliz é sinônimo de resultados. Isso porque, ao conscientizar os profissionais sobre o significado de uma conduta ética, o comportamento geral da empresa se modifica, inibindo casos que provavelmente iriam parar na Justiça, como assédio, abusos, bullying, discriminação… “Essa é a receita para o estabelecimento de um ambiente saudável e de pessoas satisfeitas, culminando com ganhos de produtividade”, garante Giovanini.
Valorização das pessoas é o caminho para a integridade
É preciso conversa, sensibilização e esclarecimento de dúvidas. É necessário, inclusive, manter a porta aberta para o diálogo: os colaboradores precisam estar à vontade para interagir, perguntar e sugerir. E, mais que isso: merecem se sentir seguros.
Aliás, se o medo de se expressar for uma das barreiras entre os funcionários e a empresa, já encontramos um grande problema a ser resolvido pelo Programa de Integridade. Afinal, o silêncio sustenta as relações abusivas. Nesse caso, há trabalho pela frente e ele começa com uma pergunta: por que os profissionais têm receio de falar? Esse e outros questionamentos mapeiam as ameaças em uma instituição, e cada organização carrega suas particularidades, mas todas têm algo em comum: riscos a serem evitados.
“Por isso, cresce o interesse por Programas de Integridade verdadeiros”, destaca Giovanini. “Eles são feitos para as pessoas e deles resultam todos os benefícios comprovados na prática: melhoria do ambiente de trabalho, redução de custos e riscos em geral, fortalecimento da imagem, reputação e marca e, por consequência, vantagem competitiva”, completa o sócio-diretor da Compliance Station.