A cidade de Arcos/MG recebe o projeto Conexão Cultural nos dias 23 e 24 de agosto, durante a II Semana Municipal da Educação Infantil. Durante os dois dias, duas etapas do projeto levarão para a cidade um encontro para contadores de histórias, com Renata Camargos, e também a mostra Estação das Histórias, com participação dos artistas e contadores de histórias Juvenal Bernardes e Denise Arantes. A Estação das Histórias e o encontro integram a programação II Semana Municipal da Educação Infantil de Arcos, que acontece de 22 a 27 de agosto.
O encontro “A arte das histórias para educadores”, conduzido por Renata Camargos, visa apresentar aos educadores um pouco sobre os fundamentos da arte da contação de histórias e também o despertar do potencial expressivo dos educadores para o uso da contação de histórias em salas de aula, bibliotecas e outros espaços de leitura. A atividade acontece na Casa de Cultura de Arcos nos dias 23 e 24 de agosto, das 19h às 20h30.
Já na Estação das Histórias, os alunos do ensino fundamental de Arcos são convidados pelos contadores de histórias Denise Arantes e Juvenal Bernardes a mergulhar em uma deliciosa e lúdica apresentação que encanta a todas as idades. As apresentações também acontecem nos dias 23 e 24 de agosto, às 14h, na Casa de Cultura de Arcos.
O patrocínio local para o projeto Conexão Cultural, em Arcos, é da Lhoist.
A mostra Estação das Histórias também circula nas cidades em que o projeto Conexão Cultural é realizado: Betim, Caeté e Santa Bárbara. Em todas as cidades, a mostra tem tradução em libras, audiodescrição e espaço reservado para cadeirantes. O ciclo das oficinas do projeto Conexão Cultural foi realizado em maio e junho, em ambiente virtual, com mobilização a partir de março de 2022.
O Conexão Cultural é apresentado por: Ministério do Turismo, Jaguar Mining, Lhoist e Rede Mater Dei de Saúde. Incentivo: Lei Federal de Incentivo à Cultura [Pronac – 184943]. Patrocínio: Jaguar Mining, Lhoist e Rede Mater Dei de Saúde. Gestão: Planeta Cultura & Sustentabilidade. Realização: Secretaria Especial de Cultura e Ministério de Turismo. O projeto também integra o Quadrilátero Criativo, iniciativa voltada para o fomento da economia criativa nos municípios do Quadrilátero Ferrífero.
Os contadores de histórias
Denise Arantes: Contadora de histórias há 19 anos, Denise Arantes atua na Hora do Conto – Boutique do Livro, ministra palestras e workshops em festas literárias,
em escolas, bibliotecas e eventos. Narrou trilhas sonoras de diversos comerciais, também da Festa Literária de Divinópolis e também gravou a narração de dois livros: ‘O perdão de Nelinha’, do autor e compositor Gê Lara e também do livro ‘Araxá’, de Luiz Carlos França. Integra o Grupo Encontro Contadores de Histórias, que completa 22 anos
em 2022. É idealizadora do primeiro encontro de contadores de histórias de Divinópolis – ‘Baús de Trocas’.
Juvenal Bernardes: Palhaço, ator, escritor, cordelista e contador de histórias de Divinópolis, Juvenal Bernardes é um artista carismático, criativo e versátil. A contação de histórias (ou “estórias”, como prefere usar) entrou em sua vida em 2008, quando decidiu dar um novo rumo a sua trajetória artística. Participou de diversas oficinas, encontros, simpósios e apresentações. Em sua pesquisa, optou por contar as histórias populares, os contos de sabedoria e as narrativas de cordel. Atua em escolas, bibliotecas, livrarias, empresas, bem como praças e outros espaços. Também ministra oficinas de contação de histórias e palhaçaria. Como escritor, publicou “Aldebarã” (Gulliver Editora, 2013) e a coleção de cordel “A guerra do macaco com a onça” (Manuguita Edições, 2018).
Renata Camargos: Autora e ilustradora do livro “A escola azul” (Gulliver), Renata Camargos é contadora de histórias, psicopedagoga, técnica em biblioteca, produtora de conteúdo para o canal @reinventarenata. Desenvolve projetos educacionais de incentivo à leitura e de revitalização de bibliotecas. É artesã, artista em lettering e pintura decorativa em parede. Trabalha na cidade de Divinópolis (CIDADE DAS HISTÓRIAS) e reside em Carmo do Cajuru. Já participou da Bienal Mineira do Livro 2020, levou suas histórias, seus projetos e sua arte a várias cidades.
Conheça as etapas do Conexão Cultural
A. Ciclo de Mobilização: com a produção de conteúdos diversos com os participantes.
B. Ciclo das Oficinas: com o objetivo de instrumentalizar profissionais que atuam na educação e na cultura. os participantes inscritos passam a integrar uma rede de formação com agentes dos cinco municípios, vivenciando diferentes técnicas e conectando-se com profissionais de referência da música, das artes cênicas, das artes plásticas e de projetos.
– A arte das histórias, com Renata Camargos – inscrições encerradas.
– Artesanato cênico: recursos para contar histórias, com Nana – inscrições encerradas
– Música em movimento: musicalização brincante, com Vivian Fernandes – inscrições encerradas
– Máscaras da Folia de Reis: arte, patrimônio e festa, com Eco das Artes – inscrições encerradas
– Ativando recursos para projetos locais, com Flaviano Souza e Silva – inscrições encerradas
C. Ciclo de Resultados: após as oficinas e palestras, será organizada uma Mostra Artística em formato híbrido (presencial e on-line), em que espetáculos em formato híbrido serão montados, trabalhando os conteúdos de todas as cidades.
Serviço
Conexão Cultural – Histórias para encantar, conectar e crescer!
Em Arcos, durante a II Semana Municipal da Educação Infantil
Dias 23 e 24 de agosto (terça e quarta-feira)
14h – Estação das Histórias (destinado a crianças do ensino fundamental)
19h às 20h30 – Encontro A arte das histórias para educadores (destinado a agentes culturais)
Na Casa de Cultura de Arcos (R. Getúlio Vargas, 34)
Para conhecer o projeto Conexão Cultural: https://planetacultura.com.br/conexao-cultural/
Converso Comunicação
Aline Monteiro: (31) 99347-2319
contato@conversocomunicacao.com.br