Uma tarefa nada fácil e que requer sensibilidade é gerir pessoas. Diante dessa realidade, empresas têm ampliado a forma de enxergar oportunidades e apostado na formação continuada dos seus colaboradores. É o que a Agrocete, multinacional brasileira especializada na produção de fertilizantes especiais, adjuvantes e inoculantes, se propõe a fazer ao lançar a sua escola de negócios, batizada de Academia Agrocete. A iniciativa foi lançada oficialmente no mês de agosto e deve contemplar 150 colaboradores na primeira etapa de formação, que vai de agosto de 2022 a março de 2023.
Andrea de Figueiredo Giroldo, diretora de Marketing e Desenvolvimento Técnico da Agrocete, explica que a Academia não se resume apenas aos treinamentos técnicos. Segundo ela, a iniciativa vai além da capacitação de habilidades de vendas, de gestão de projetos e de liderança, uma vez que investir em formação é uma maneira de auxiliar e motivar o profissional no desenvolvimento de novas competências, que são essenciais para ele e para a organização. “A Academia Agrocete vem com a missão de ampliar a visão de mercado de cada um e ampliar também o olhar sobre questões que vão além do negócio, principalmente sobre as nossas ações de desenvolvimento em soluções e tecnologias sustentáveis”, reforça. “É um investimento nas pessoas que estão no time e fazem a diferença na história da empresa, dando ferramentas para que elas se desenvolvam cada vez mais, acompanhando a evolução do mercado”, completa.
Andrea destaca que essa primeira “onda” da Academia será composta por 17 módulos de 8 horas cada, com aulas mistas, envolvendo pessoas de diferentes setores, com necessidades de competências em comum. Os temas abordados passeiam por diferentes áreas, desde Nivelamento Agronômico até Relacionamento Interpessoal. Para a realização do curso e a abordagem desses treinamentos, foram selecionados professores que detêm grande experiência executiva e em educação corporativa. “A Academia é um benefício mútuo. Quando montamos cada módulo entendemos que além do conhecimento que o profissional traz de fora, há o diferencial que nós, como empresa, devemos oferecer com a oportunidade de desenvolver competências específicas para as necessidades de cada um e da empresa em relação ao mercado global”, reforça Andrea.
Desde o começo de 2022, a Agrocete vem se dedicando a conhecer as principais necessidades dos profissionais que compõem o time. Por meio de um estudo profissional, foi possível mapear os pontos de conhecimento mais vulneráveis dos colaboradores, assim como as competências necessárias para o desenvolvimento do plano de crescimento da empresa no mercado brasileiro e internacional. A Academia Agrocete é fruto do trabalho em conjunto de líderes de todas as áreas da multinacional brasileira, interessados em construir um caminho ainda mais sólido aos liderados.