Cerca de 20 catadores de materiais recicláveis de Divinópolis vêm, desde 2021, se preparando para profissionalizar seu trabalho por meio da constituição de uma cooperativa de reciclagem no município. Apoiados pelo Sistema Ocemg, e com a parceria de duas cooperativas de crédito locais – Sicoob Divicred e Sicoob Crediverde –, os trabalhadores já passaram por um amplo processo de harmonização, baseado em encontros para discutirem a importância do trabalho coletivo, da cultura da cooperação e para entenderem o funcionamento do modelo de negócio cooperativista através da construção de um diagnóstico e plano de ação colaborativos. Agora, estão na fase de elaborar o estatuto da cooperativa. “É uma iniciativa que irá contribuir para a organização socioeconômica desse grupo, gerando mais trabalho e renda” explica a analista de educação e desenvolvimento sustentável do Sistema Ocemg, Lidiane Arantes.
Além de garantir mais dignidade ao trabalho dos catadores, o projeto tem um papel importante na meta de diminuir a geração de resíduos sólidos, já que esse público tem importância singular para a reciclagem de materiais como o plástico por exemplo. Dessa forma, vai ao encontro do mote da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) deste ano para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, que é encontrar soluções para a poluição plástica.
O problema da poluição plástica é tão alarmante que a ONU já estimou: se as tendências continuarem, até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Por isso, nesse dia especial de celebração do meio ambiente, o projeto com os catadores de Divinópolis e outras iniciativas de sustentabilidade implementadas pelo cooperativismo mineiro e o Sistema Ocemg durante os 365 dias do ano merecem e precisam ser lembradas.
Na região de Caratinga, um projeto capitaneado pelo Sicoob Credcooper busca a recuperação de nascentes e a preservação da água, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – especialmente os ODS três e seis, que preveem saúde e bem-estar e água potável e saneamento, respectivamente. Até agora, 41 nascentes já foram recuperadas. Além da comunidade, quem se beneficia são os próprios cooperativistas e produtores rurais do entorno. Dessa forma, os resultados são revertidos em sustentabilidade ambiental, mas também em prosperidade econômica local.
O programa MinasCoop Energia, lançado pelo Sistema Ocemg em 2021, é outro que mostra a capacidade do cooperativismo de gerar desenvolvimento sustentável. O foco é incentivar cooperativas a criar usinas de energia fotovoltaica, tanto para autogeração e consumo quanto para doação a entidades filantrópicas. Para dar o exemplo, o Sistema Ocemg implantou três usinas e está doando parte da energia para a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Mais do que lembradas, propostas como essas devem ser fortalecidas. E urgentemente replicadas.
Jihan Kazzaz
jihan@etccomunicacao.com.br
(31) 99194-5966