Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 16,8 milhões de diabéticos, segundo pesquisa de novembro de 2021 da Federação Internacional de Diabetes. Com a proximidade do Dia Nacional do Controle do Diabetes (27/06), a Funcional Heath Tech, que possui um dos maiores ecossistemas de saúde do país, analisou o comportamento dos pacientes constantes em sua base de dados, e percebeu uma alta de 18% de adesão ao tratamento para quem conta com subsídios em medicamentos, são 60% contra apenas 51%.
Nos Programas Benefício Medicamento da Funcional em parceria com várias indústrias farmacêuticas, os diabéticos tiveram uma economia de R$194 milhões em 2021 na compra de tratamentos relacionados à doença. Já no Benefício Farmácia, a redução de gastos foi de R$12 milhões para os funcionários das empresas que têm acesso aos benefícios. Estes valores são subsidiados pelos empregadores parceiros da Healthtech.
Também chama a atenção a informação que os diabéticos realizam 71% a mais de exames do que pessoas sem a doença, ressaltando que é necessário a atenção e os cuidados extras para conter os riscos trazidos por ela. Os indicadores de Health Analytics disponibilizados pela Funcional, apontaram que diabéticos realizam 23% a mais de consultas do que do que a população geral, o que reforça a importância da adesão ao tratamento.
O diabetes é uma doença crônica na qual o uso de medicamentos de forma correta, acompanhada de um plano alimentar equilibrado e exercícios físicos, permite que o diabético tenha excelente qualidade de vida. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, entre 2019 e 2021, aumentou em 16% o número de diabéticos e a Funcional registrou no primeiro quadrimestre de 2022 um aumento de 12% no consumo de medicamentos para a diabetes, comparado ao mesmo período de 2021.