Nesta terça-feira, dia 23 de junho, o programa Sem Estúdio, uma produção do Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Famecos, entrevista a jornalista canadense Isabel Vincent. O quadro semanal de entrevista coletiva, realizado por alunos de jornalismo com profissionais da área, recebe, às 21h, a repórter investigativa do New York Post. A transmissão acontece na página do Facebook do Editorial J e o público pode mandar suas perguntas nos comentários para serem lidos no ar.
Isabel é escritora e autora do livro “Uma Questão de Justiça” (Editora Record, 1995), escrito enquanto trabalhava no Brasil como correspondente do jornal canadense The Globe and Mail. Na obra, ela relata sua investigação sobre o sequestro do empresário brasileiro Abílio Diniz pelo casal de canadenses David Spencer e Christine Lamont. Ela escreveu ainda outros quatro livros, recebendo prêmios por “Hitler’s Silent Partners” (1997) e “Bodies and Souls” (2005). A jornalista é especialista em corrupção política e foi responsável por reportagens que levaram a investigações estaduais e federais, envolvendo, por exemplo, a censura de um congressista norte-americano e a prisão de dois senadores do estado de Nova York. Por esse trabalho, em 2010, Isabel Vincent foi indicada ao Prêmio Pulitzer, maior prêmio do jornalismo.
Este é o nono episódio do programa Sem Estúdio. Os convidados das edições anteriores foram Cecília Olliveira (The Intercept Brasil), Andrei Netto (Headline News Brasil), Núria Saldanha (CNN Brasil), Luiza Bodenmuller (Aos Fatos), Andressa Collet (Vatican News), Marcelo Canellas (Rede Globo), Cristine Gallisa (RBS TV) e Cristiano Dalcin (Record TV). O programa já recebeu estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro – Paraná), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – Minas Gerais) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas a qualquer momento.
Há oito anos, o Editorial J recebe estagiários e alunos voluntários dos mais variados semestres, que produzem diariamente conteúdos em diversas linguagens e plataformas. Neste período, o grupo já conquistou 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais. A produção pode ser encontrada no site e nas redes do @editorialj.