A aluna da Orquestra Jovem Ramacrisna, Ana Clara dos Santos Malaquias, de 20 anos, foi aprovada em 1º lugar para o curso de Bacharel em Violino na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Foi no projeto do Instituto Ramacrisna que a jovem encontrou seu talento para a música.
A Orquestra Jovem nasceu em 2005, após a doação de sete violinos, e hoje se tornou um dos mais importantes projetos do Ramacrisna. Formada atualmente por 40 músicos de 10 e 24 anos, entre eles, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social da comunidade de Vianópolis, em Betim, o grupo reúne inúmeras histórias de superação.
A mãe da jovem universitária, Marta está cheia de orgulho. Segundo ela, é só o começo da caminhada de sucesso, pois sabe da dedicação e garra da filha. “Gratidão ao Instituto Ramacrisna pela oportunidade, aprendizado e incentivo”, disse.
Os músicos já se apresentaram nos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte e têm no currículo parcerias com artistas como os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, Saulo Laranjeira, a banda Tianastácia e Trio Amaranto. Seu rico repertório reúne músicas clássicas e grandes sucessos da música popular brasileira (MPB).
O maestro Eliseu Martins de Barros é Bacharel em Violino pela UFMG e pós-graduado em Neurociência e Psicanálise Aplicada à Educação, e comanda o projeto desde 2014. “Muitos alunos chegam na Orquestra com a autoestima destruída, não se sentindo capazes. Em pouco tempo, transformam-se. Eles são muito talentosos e inteligentes e aprendem as lições rapidamente”, ressalta.
O projeto tem apoio das empresas Essencis e NTS e as pessoas e empresas que têm interesse em contribuir na ampliação do projeto podem destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), que repassa os valores ao Instituto. Para saber mais sobre como destinar o IR acesse o site: https://ramacrisna.org.br/fia/
Sobre o Instituto Ramacrisna:
O Instituto Ramacrisna foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalizantes, culturais, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros. Atua junto a comunidades em situação de vulnerabilidade social de 11 cidades da Região Metropolitana de BH e já impactou a vida de mais 2 milhões de pessoas nos últimos 64 anos.
Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral desde 2008, com o objetivo de capacitar os gestores e implementar ferramentas gerenciais para melhoria de processos internos. Em 2022, ganhou reconhecimento internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) conquistando a 178ª posição no ranking global e a 12ª no ranking brasileiro. Nos últimos seis anos, o Ramacrisna ficou entre as 100 melhores ONG’s do Brasil, segundo o Prêmio Melhores ONGs e desde 2019 possui o Selo Doar com conceito A+, o mais alto grau de qualificação, que atesta os padrões de gestão e transparência da Instituição.
Press Comunicação
31 3245-3778
Luciana Gontijo: 31 98577-0253 | luciana@presscomunicacao.com.br