A AP Ponto, construtora e incorporadora que atua no segmento médio da construção civil, sobretudo em condomínios do padrão do “Programa Casa Verde e Amarela”, encerrou o ano de 2020 com resultados relevantes para um ano em que o cenário de pandemia contribui para uma desaceleração econômica. A empresa atingiu em receita líquida R$106,1 milhões, R$68,1 milhões se considerarmos os empreendimentos da RMBH e R$38 milhões em Uberlândia, cidade em que a empresa também atua. O lucro líquido da empresa teve aumento de 53,5% em comparação com o ano de 2019.
Apesar da pandemia do coronavírus e da recessão econômica que atingiu todo o mundo, a construtora superou as expectativas no mercado e conseguiu resultados superiores ao ano de 2019. De acordo com o balanço anual da empresa, foram 708 unidades lançadas, 520 construídas, 926 unidades vendidas e 680 entregues, dados superiores se comparados ao ano anterior.
Os resultados foram celebrados por Bruno Lafetá, diretor executivo da AP Ponto. “A nossa empresa existe há 11 anos e, em 2020, ficou ainda mais claro pra mim que a cultura da nossa empresa já é uma realidade. Foi um ano de muita provação para todos e a AP Ponto conseguiu lidar com um problema real. Atendemos nossos clientes com responsabilidade, superamos a nossa meta e isso se deve muito à qualidade do nosso time. Aprendemos com a pandemia e continuamos sendo recompensados pelos aprendizados. A nossa grande diferença é que temos um propósito, tratar e atender bem o cliente, por isso batemos e superamos nossas metas. Eu acredito que só batemos uma meta quando ela tem uma razão de existir”, comenta.
Ainda de acordo com o diretor, a empresa conviveu com questões burocráticas, até mesmo em função da natureza do negócio. “Nosso ciclo operacional é longo, são dois anos para aprovação, mais dois anos para a entrega, além do ciclo financeiro, que também pode ser muito lento. Mas, seguimos com a certeza de que temos feito um trabalho responsável e honesto que considera a nossa grande missão que é descomplicar o sonho da casa própria, investindo em nosso time, desenvolvendo profissionais completos, capazes de acompanhar o cliente em toda sua jornada de compra”, completa. Lafetá ainda destaca a importância do processo de descentralização das áreas, realizado pela AP Ponto, que consiste em ampliar o conhecimento de todos do time sobre o negócio da empresa. “Esse modelo do profissional completo foi muito assertivo e tivemos excelentes resultados, especialmente em 2020, e o nosso objetivo é seguir nesse caminho”, finaliza.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Embora a crise no país tenha prejudicado diversos setores, o ramo imobiliário não foi atingido, sendo uma das grandes forças de sustentação da economia em 2020. A transformação digital impulsionada pela pandemia impactou positivamente as empresas do setor de construção, que aceleraram seus processos de inovação tanto nos modelos construtivos como no relacionamento com seus públicos, por meio de estratégias e ações de marketing e comunicação. Então, se antes o setor de construção civil era um dos que menos investia em tecnologia, foi necessário uma mudança de olhar e de foco para otimização dos processos.
Nesse sentido, a AP Ponto realizou uma série de ações e investimentos com foco na melhoria da experiência do cliente: em julho do ano passado, promoveu a primeira entrega virtual de chaves com o uso de drones. A ação foi inédita no Brasil e Uberlândia foi a cidade escolhida para receber o projeto piloto. Comprometida com a constante melhoria na experiência do cliente e na transformação digital do setor da construção civil, a empresa também apostou na digitalização de seus processos e investiu nos últimos anos mais de R$1 milhão em tecnologia e mudanças no processo de venda, tornando-se um player importante para o mercado em Minas Gerais.
Outro investimento da construtora foi apostar na inteligência artificial em sua plataforma digital para incrementar as vendas antes mesmo da pandemia do coronavírus. Assim, os clientes têm mais facilidades em encontrar o imóvel nas condições mais acessíveis de forma fácil e rápida, tirar suas dúvidas, acessar documentação, segunda via de boleto, plano financeiro, sem nem sair de casa. Além disso, a empresa desenvolveu a área do cliente que, hoje, tornou-se um aplicativo nas lojas de aplicativo para Android. Atualmente, os clientes podem agendar online uma visita ao empreendimento para conferir o andamento e evolução da obra. A empresa também conta com a “Pati”, assistente virtual que está em atendimento pelo site e WhatsApp da AP Ponto, uma ferramenta que veio para complementar os canais de comunicação da empresa e facilitar ainda mais o relacionamento com o cliente.
“A nossa plataforma digital foi com certeza um diferencial da nossa empresa para a manutenção dos nossos resultados de venda. Atualizar e digitalizar a jornada do cliente e realizar um atendimento 100% online foi uma das nossas prioridades e temos tido resultados muito positivos, foi um investimento que valeu muito a pena, conquistamos mais de mil novos clientes. Outro ponto que vale destacar é o fato de nossas vendas não serem feitas por corretores que ganham comissão, eu tenho muito orgulho disso”, comenta Lafetá.
FORMAÇÃO DENTRO DE CASA
A AP direciona suas ações pautadas no protagonismo do cliente, reconhecendo a importância da confiança na consolidação da relação vendedor/cliente. Não à toa, há cerca de dois anos esse profissional é treinado e capacitado na empresa para atuar fora da esfera de comissão e acompanhando o cliente desde o momento da prospecção até a entrega das chaves e posteriores manutenções no apartamento.
E essa formação não para por aí. A empresa tem como premissa a formação de líderes dentro “de casa”, por isso atua de forma a desenvolver seus profissionais para alcançar o tão sonhado reconhecimento na carreira. Exemplo disso é a aposta que a empresa tem feito em seu time para o desenvolvimento de um novo gerente regional que terá atuação em Ribeirão Preto. A empresa tem em seu plano de expansão a proposta de atuar no interior de São Paulo em 2022. “O nosso gerente regional será desenvolvido por nós, dentro da empresa, e esse é o grande desafio dos nossos líderes, formar a cultura da AP Ponto em seus liderados. Acreditamos em nosso time e no que é construído por ele, por isso a nossa escolha não poderia tomar outro rumo”, finaliza Lafetá.
Sobre AP Ponto
A missão da empresa é descomplicar o sonho da casa própria. Fundada na capital mineira em 2010, pelo engenheiro Bruno Lafetá, a empresa celebra mais de uma década de atuação e o crescimento de 10 vezes neste período. Com vendas 100% online, a construtora está presente nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Vespasiano, Santa Luzia e Uberlândia.
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