O puchero é um prato típico de inverno e ganhou fama e notoriedade principalmente na América do Sul, no Uruguai e Argentina. A receita é de origem espanhola e foi popularizada nessas regiões pelos imigrantes. Na França, o puchero poderia ser o cassoulet, na Itália, o bollito, e no Brasil seria mais parecido com o nosso cozido.
Independente da nomenclatura, a receita faz sucesso nas baixas temperaturas. Em geral, o prato entra no cardápio do restaurante Las Brisas, no Enjoy Punta del Esete, no mês de agosto. Mas enquanto aguardamos a reabertura do famoso resort uruguaio, vale conferir a receita do prato e tentar prepará-lo em casa.
O Puchero tradicional inclui, ossobuco, músculo, rabada, frango, linguiça, bacon, verduras e legumes cozidos, e de fundo, um caldo bem forte e temperado com especiarias e sal a gosto.
Veja como preparar:
Puchero Uruguaio
– 1 kilo de Rabo de Boi
– 1 kilo de Ossobucco
– 500 gr. peito de boi
– 3 talos de alho poró
– 3 talos de aipo
– 1 ramo de salsa
– 2 Cebolas
– Sal a gosto
– ½ peito de Frango
– 4 cenouras
– 6 Batatas
– 4 unidades de Batata-doce
– ½ kilo de Abóbora cabotiá
– ½ kilo Abóbora moranga
– 500 gr. de feijão
– 4 unidades de Milho
– 300 grs de bacon
– Pimenta do reino
– 3 unidades de chorizo
Modo de preparo
Lave e corte o alho-poró, o aipo, a cebola, a cenoura, a batata, a abóbora cobotiá, a abóbora japonesa, a batata e a batata-doce.
Em uma panela grande com água fria, coloque o peito de boi e o ossobuco, junto com o olho-poró, o aipo, a cebola e a salsa. Adicione o frango. Cozinhe a chorizo de porco por 20 minutos e reserve.
Depois de cozida as carnes, adicione a batata, a batata doce, o milho, a linguiça de porco e o bacon. Adicione o feijão e cozinhe por mais 20 minutos.
Aproveite o puchero!