A edição 2020 da Semana Global de Empreendedorismo acontece fortemente inspirada na história de empreendedores que, ao redor do mundo, transformaram as dificuldades geradas pela pandemia em oportunidades; os desafios em superação; e o medo em conhecimento. A virada de milhões de pessoas, por meio do empreendedorismo, permeia a temática desse evento que será realizado de 16 a 22 de novembro, em 180 países. Como parte da programação brasileira, a Artemisia vai realizar um bate-papo online, em 17 de novembro, às 11 horas. Pioneira no país no fomento e aceleração de empresas de impacto social, a organização comandará um webinar sobre negócios com propósito. Mediada por Felipe Alves, especialista em negócios da Artemisia, o bate-papo contará com a participação de Marden Rodrigues, João Guedes e Michelle Fernandes, que são empreendedores da Barkus, Emperifa e Boutique de Krioula.
No Brasil, nos últimos três anos, a Semana Global reuniu mais de 2,5 milhões de brasileiros em torno de cerca de 10 mil atividades – o que faz do movimento brasileiro a maior articulação entre os países participantes. Membro do Conselho Nacional da SGE, a Artemisia integra a maior celebração mundial voltada ao empreendedorismo, apoiando a disseminação da temática de negócios de impacto social.
Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, em um momento no qual a inovação social assume uma importância gigantesca, o empreendedorismo com propósito e impacto positivo na sociedade deve ser amplamente debatido. “Somos apoiadores da Semana Global de Empreendedorismo de longa data e vemos, a cada ano, crescer o número de pessoas interessadas em conhecer o empreendedorismo social. Para nós, essa é uma oportunidade de disseminar informações qualificadas e cases sobre a temática, sobretudo nesse contexto de pandemia e no porvir, no qual vamos precisar de mais gente disposta a trabalhar pela reconstrução do tecido social”, afirma a executiva.
Negócios & propósito
Um dos participantes do webinar será João Guedes, cofundador da Emperifa ao lado de Márcio Cardoso e Fábio Borges. A empresa de impacto social, pioneira na gestão da criatividade para negócios periféricos da indústria criativa, atua no território da zona leste, encorajando empreendedores e intraempreendedores a utilizarem soluções criativas para gerar resultados sustentáveis e significativos. A metodologia tem por base formações, mentorias, treinamentos, workshops e palestras. Guedes defende que empreender em periferias é um ato de resistência; e que os desafios – sobretudo de planejamento – podem comprometer os negócios. Para auxiliar os empreendedores a ultrapassar as barreiras, a Emperifa atua com a missão de promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental das periferias por meio de programas específicos para cada etapa do negócio e tempo de maturidade. “Acredito que todos já ouvimos falar que não há negócios atrativos na periferia ou estruturados para receber aporte financeiro. Essa narrativa cultural gera disparidade de oportunidade para empreendedores periféricos; atuamos para romper essa barreira”, afirma.
Fundada por Bia Santos e Marden Rodrigues – que participará do evento da Artemisia – a Barkus foca no público jovem com o propósito de democratizar o acesso a conhecimentos de finanças pessoais. Na prática, busca desenvolver competências socioemocionais ligadas às finanças, por entender o comportamental que permeia a relação com o dinheiro. Com metodologias próprias, desenvolvem cursos personalizados para grupos e empresas que trabalham diferentes temas relacionados a empreendedorismo e educação financeira, como controle de gastos, uso de crédito consciente e introdução a investimentos (renda fixa e variável).
Liderada por Michelle Fernandes e Célio Fernandes Campos na periferia do Campo Limpo, a Boutique de Krioula desenvolve acessórios que resgatam a identidade e autoestima da população negra. Segundo Michelle, que participará do webinar, o negócio tem por missão valorizar a cultura afro-brasileira, elevar a autoestima da população negra por meio de produtos, levando a moda afro para todos os apaixonados por cores e desenhos. Com belos produtos, a empresa coloca como protagonista 54% da população que não se sente representada pelas grandes marcas.
As inscrições para o webinar estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://impactosocial.artemisia.org.br/webinar-negocios-com-proposito