Artigos
Agência de Mkt e Comunicação e Cliente: resultados reais exigem alianças, não competição interna
Carla Nogueira é Fundadora da agência Convergência Marketing Onlife No universo dinâmico do marketing e da comunicação, resultados expressivos não surgem por acaso. Eles são frutos de uma parceria sólida, baseada na confiança, no alinhamento estratégico e na colaboração constante entre agência e cliente. Na Agência Convergência, vivenciamos isso diariamente, e é essa experiência que me inspira a compartilhar um ponto essencial: uma boa estratégia só se transforma em resultado […]
Como a IA está moldando o futuro da realidade estendida
Marcos Pinotti, diretor de engajamento da Kron Digital A última década testemunhou uma transformação sem precedentes no panorama da realidade estendida (XR). A confluência entre inteligência artificial avançada, infraestrutura 5G e computação em nuvem estabeleceu um novo paradigma para experiências imersivas. Os dispositivos XR evoluíram significativamente, apresentando designs mais ergonômicos e capacidades de processamento exponencialmente superiores, transformando o que antes era ficção científica em realidade comercial. Aplicações práticas e impacto […]
As polêmicas sobre o Pix e os riscos para o pequeno empreendedor
Wilson Pedroso é analista político e consultor eleitoral, com MBA nas áreas de Gestão e Marketing Em uma explicação simples, o Pix é o sistema brasileiro para pagamentos instantâneos, criado pelo Banco Central para garantir agilidade na transferência de recursos entre contas, incentivar as transações eletrônicas e promover alavancagem do mercado, entre outras questões. A ferramenta começou a funcionar no fim de 2020, no governo de Jair Bolsonaro, e rapidamente […]
Plantando no hoje, para colher um amanhã
Henrique Galvani é contador e CEO da Arara Seed, primeira plataforma de investimentos coletivos do setor do Agronegócio. Embora 2024 já tenha ficado para trás, seus impactos ecológicos ainda ecoam. Em abril, o estado do Rio Grande do Sul enfrentou a pior enchente dos últimos 80 anos. No cenário global, o ano passado também foi marcado como o mais quente já registrado. De acordo com a versão provisória do Estado […]
Sucessão de CEO: promover ou contratar?
Jordano Rischter é headhunter e sócio da Wide Executive Search, boutique de recrutamento executivo focado em posições de alta e média gestão. A sucessão sempre é um tema em alta no mercado. Quando tratamos dele, especificamente, no caso de CEOs, acaba ganhando uma maior relevância e cuidado, uma vez que essa movimentação representará um marco estratégico para moldar o futuro da organização. Mas, a grande pergunta é: qual a melhor […]
Gestão de resíduos perigosos: o poder das parcerias estratégicas
Robson Esteves – Presidente da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. A gestão de resíduos perigosos é uma grande responsabilidade que empresas e organizações precisam desempenhar em suas atuações no mercado atualmente, pois esses materiais representam riscos à saúde humana e ao meio ambiente devido às suas características como toxicidade, inflamabilidade, corrosividade ou reatividade. Compostos por diversos tipos de produtos, como baterias, produtos químicos, equipamentos eletroeletrônicos, […]
Black Friday: ainda vale a pena participar?
Larissa Lopes é Head de Marketing e Pré-vendas da Pontaltech “Vou esperar a Black Friday para comprar aquele produto que quero”. Por muito tempo, essa frase era frequentemente dita pela população, que aguardava, ansiosamente, essa época do ano para adquirir itens por um preço mais em conta do que o usual. Há algum tempo, contudo, o mercado vem notando uma certa frustração por parte dos consumidores, que vêm se […]
A cultura de habilidades múltiplas como caminho estratégico para a gestão de talentos
Marcelo Luis Walter é Head de Consultoria da Objective Em um mercado impulsionado por novas tecnologias, no qual, mudanças se tornam uma constante, a habilidade dos colaboradores de se reposicionar e de mobilizar conhecimentos para novos contextos se torna um diferencial competitivo. Nesse aspecto, a liquidez de habilidades (Skill Liquidity) se torna uma abordagem estratégica para as organizações. O termo se refere à capacidade e facilidade com que as habilidades […]
Política industrial e produtividade
José Velloso é engenheiro mecânico, administrador de empresas e presidente executivo da ABIMAQ / SINDIMAQ. Os países em desenvolvimento vivem um falso dilema nas últimas décadas entre adotar Políticas Industriais para que setores público e privado busquem ações para a melhoria da competitividade ou adotar medidas do dito Consenso de Washington, que visam o controle da inflação, redirecionamento dos gastos do Estado, privatização das empresas estatais e abertura econômica para […]
Setembro Amarelo: controle a ansiedade nas redes sociais
Rafael Terra é autor de Bem-estar Digital (DVS Editora). Atua como professor de MBA de Marketing Digital e Redes Sociais em instituições de ensino como USP, ESPM e PUC. O Setembro Amarelo é um período dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental. Em um mundo onde a conexão constante pode amplificar problemas como ansiedade e depressão, é essencial adotar práticas que promovam […]