Artigos
Em tempos de crise, bem-estar ganha importância nas empresas
Valéria Motta é diretora de Recursos Humanos da Hughes do Brasil. O ano de 2020 mostrou, em grande escala, como as circunstâncias podem mudar de uma hora para outra. Para as empresas, o isolamento social em razão da pandemia trouxe desafios imensos para a gestão de pessoas. As histórias bem-sucedidas e de dificuldades que vivenciamos e conhecemos nesse tempo de incertezas comprovam que promover o bem-estar é uma via de […]
Redes Sociais: uma carta sobre o direito à veracidade
Daniel Schnaider é CEO da Pointer By PowerFleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. A liberdade de expressão e a violência não são essencialmente um dilema das redes sociais. Afinal, racistas, extremistas e misóginos coexistem conosco desde que aprendemos a nos comunicar, a tecnologia deu a eles amplitudes estratosféricas. Multiplicou a potência da comunicação aos grupos desinformados […]
Dez dicas de etiqueta nas redes sociais
Shirlei Miranda Camargo é tutora do Curso de Gestão Comercial do Centro Universitário Internacional Uninter. Você gostando ou não, as redes sociais dominaram o mundo e quem não faz parte delas é um “pária” virtual. Empreendedores me perguntam se é uma boa estratégia, vincular o seu perfil pessoal com o da empresa. Não só podem como devem! E, mesmo para quem não tem empresa, a participação nas redes é essencial. […]
Pandemia pode aumentar a desigualdade educacional no Brasil
Nathan Schmucler é graduado em administração de empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), MBA Executivo no Coppead-UFRJ, com extensão em novos negócios na Faculdade Stellenbosh, na África do Sul. O executivo é diretor geral da rede Luminova, escola inovadora que tem como objetivo democratizar o acesso à educação de qualidade, promovendo o crescimento humano e ascensão social no Brasil. A pandemia de Covid-19 escancarou o […]
Seis dicas para fazer de 2021 o ano da sua vida
Clemilda Thomé – Nascida em 1954, na Cidade de Sapopema, interior do Paraná, filha de pais agricultores, foi uma das primeiras empresárias no Brasil a se tornar bilionária ao vender sua empresa NEODENT para uma multinacional suíça. Hoje, é uma das mulheres de negócio mais influentes do país. Participa ativamente da gestão de suas empresas, no Conselho de Administração da DSS Holding, mas tem como seu maior legado, a promoção da […]
É hora de priorizar os brasileiros!
Basilio Jafet – presidente do Secovi-SP Quando Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República, duas mensagens de sua campanha ficaram gravadas: o Brasil para os brasileiros; menos Estado e mais empreendedorismo. A força dessas mensagens autorizou a acreditar que iniciaríamos uma nova jornada. Sabíamos que o primeiro ano de mandato seria complicado, dedicado à articulação com o Congresso Nacional, pois, sem ele, nenhum governo democrático consegue governar. E o ministério […]
2020 acabou, vamos planejar 2021?
Conceiyção Montserrat – Atenta as transformações do mercado brasileiro, reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos […]
Talentoso ou medíocre – que profissional você será em 2021?
David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em todos os setores da economia na América Latina, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. É também autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) para matérias de gestão de pessoas. Ele […]
A obsolescência programada, o consumismo e seus impactos
Maria Emília Rodrigues, mestra em Sociologia, professora da área de Humanidades do curso de Sociologia do Centro Universitário Internacional Uninter. Você tem a sensação de que é difícil acompanhar as novidades lançadas no mercado e de que os produtos não duram mais como antigamente? Já adquiriu algum produto que começou a apresentar problemas de funcionamento com pouco tempo de uso, mesmo não tendo nenhum defeito de fábrica? Essas situações têm […]
O “Gambito da Netflix” – influência das novas mídias em mercados de consumo
Achiles Batista Ferreira Junior é coordenador dos cursos de Marketing Digital, Marketing e Gestão de Mídias Sociais do Centro Universitário Internacional Uninter. Com a estreia em plena pandemia mundial, no dia 23 de outubro de 2020, a minissérie “O gambito da rainha” chegou de forma arrebatadora em mais de 62 milhões de lares em todo mundo via streaming e influenciou um mercado até então estagnado. Logo em seguida, fez […]