Artigos
2020 acabou, vamos planejar 2021?
Conceiyção Montserrat – Atenta as transformações do mercado brasileiro, reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos […]
Talentoso ou medíocre – que profissional você será em 2021?
David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em todos os setores da economia na América Latina, com escritórios em São Paulo e Belo Horizonte. É também autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) para matérias de gestão de pessoas. Ele […]
A obsolescência programada, o consumismo e seus impactos
Maria Emília Rodrigues, mestra em Sociologia, professora da área de Humanidades do curso de Sociologia do Centro Universitário Internacional Uninter. Você tem a sensação de que é difícil acompanhar as novidades lançadas no mercado e de que os produtos não duram mais como antigamente? Já adquiriu algum produto que começou a apresentar problemas de funcionamento com pouco tempo de uso, mesmo não tendo nenhum defeito de fábrica? Essas situações têm […]
O “Gambito da Netflix” – influência das novas mídias em mercados de consumo
Achiles Batista Ferreira Junior é coordenador dos cursos de Marketing Digital, Marketing e Gestão de Mídias Sociais do Centro Universitário Internacional Uninter. Com a estreia em plena pandemia mundial, no dia 23 de outubro de 2020, a minissérie “O gambito da rainha” chegou de forma arrebatadora em mais de 62 milhões de lares em todo mundo via streaming e influenciou um mercado até então estagnado. Logo em seguida, fez […]
Transforme o Ano Novo com 21 dicas para renovar as energias
Jacqueline Naylah é cientista bióloga, biopatologista, terapeuta holística. Aliou seus conhecimentos acadêmicos ao holismo, trabalhando com vivências, cursos e palestras observando o ser humano em sua totalidade. Idealizadora do Curso de Benzimento, peregrinou por todo o país transmitindo seu legado a milhares de pessoas, além da criação da versão on-line do curso que já chegou em seis países. A neurociência explica que 21 dias é o tempo que o cérebro […]
Entenda por que seu LinkedIn não decola
Rafaela Tavares é jornalista, especialista em marketing digital e redes sociais da Smartcom – Inteligência em Comunicação e responsável pelo e-book smartcom.net.br/manual-de-gestao-de-perfil-ilustrado Manter um perfil atualizado e completo no LinkedIn é um diferencial para seu posicionamento como executivo e figura pública. A rede é uma ferramenta que amplia o networking, dá visibilidade ao profissional e suas conquistas. Mais de 46 milhões de brasileiros estiveram ativos na plataforma ao longo de […]
Quais as principais dúvidas das empresas sobre o encarregado de dados previsto na Lei Geral de Proteção de Dados?
Juliana Callado Gonçales é sócia do Silveira Advogados e especialista em Direito Tributário e em Proteção de Dados (www.silveiralaw.com.br) A Lei Geral de Proteção de dados (LGPD) regulamenta o tratamento dos dados pessoais por pessoa física ou por pessoa jurídica de direito público ou privado no território nacional. Inspirada na Legislação Europeia de Proteção de Dados Pessoais (“General Data Protection Regulation – GDPR”), a LGPD exige que as empresas e […]
O marketing pode ser empregado no setor público?
Dr. Achiles Batista Ferreira Junior é coordenador doss cursos EaD de Marketing Digital, EaD de Marketing e Gestão Mídias Sociais. Logicamente, com toda certeza! Podemos fazer a seguinte analogia: os contribuintes fazem o papel dos “consumidores” que adquirem produtos e serviços oferecidos pelas instituições públicas que seriam as “empresas”. Neste cenário, faz todo sentido o uso do marketing a fim de otimizar as ações dos órgãos públicos. Dessa forma, todos […]
Os cuidados que as empresas devem ter na contratação dos colaboradores a partir da vigência da LGPD
Juliana Callado Gonçales é sócia do Silveira Advogados e especialista em Direito Tributário e em Proteção de Dados (www.silveiralaw.com.br) A Lei nº 13.709/2018, conhecida como “Lei Geral de Proteção de Dados” ou “LGPD” impactou diretamente as rotinas empresariais, dentre elas o processo de contratação dos colaboradores. Assim, a partir da vigência da LGPD (18.09.2020) algumas cautelas devem ser tomadas para garantir a conformidade da contratação e evitar penalidades, fiscalizações […]
Porque tinha que ser o Biden
Gustavo Loiola é Mestre em Governança e Sustentabilidade, coordenador de Relações Internacionais no ISAE/FGV e Chair do PRME (Principles for Responsible Management Education) para América Latina e Caribe. Provavelmente você acompanhou nos últimos dias a corrida eleitoral para a presidência dos Estados Unidos. O processo pode até parecer estranho e antiquado, mas não se preocupe: é assim mesmo. Contudo, mesmo que a maioria dos votos dos americanos não seja a […]