Artigos
O marketing de curto e longo prazo: vender é importante, mas criar reputação é melhor ainda
Beatriz Ambrósio, especialista em marketing e CEO da Mention Tão importante quanto prestar um serviço de qualidade ou ter bom um produto, ser visto é o que vai fazer seu negócio chegar mais longe. Se essa exposição for pensada e criada de maneira estratégica, o crescimento é ainda maior e mais eficaz. E como fazer isso? Existe somente um caminho, mas diversas maneiras de percorrê-lo e isso é o que […]
Desenvolvimento profissional de mulheres como ação de impacto positivo nas empresas
Carolina Florence é diretora de Desenvolvimento Humano, Gestão Organizacional e Comunicação da i4pro. Mesmo com a visibilidade nos últimos anos para a questão sobre a inclusão da mulher no ambiente corporativo, assim como sua representatividade em cargos de gestão, nós ainda somos minoria no mercado de trabalho brasileiro. O último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), […]
As crianças e a política
Gabi Vasconcelos é alfabetizadora e autora do livro Minha Brasília. Em tempos de tanta violência, intolerância e desrespeito é preciso, com urgência, voltar os olhares para a pureza, a doçura e o amor genuíno das crianças que são, não apenas o futuro distante, mas sim o mais real presente. Falar de política com as crianças não se resume ao que acontece no ano eleitoral, faz parte da educação familiar que […]
A Black Friday e os desafios de proteção de dados pessoais
Caroline Teófilo e Lais Pimenta Lisboa Silveira, sócia e advogada da área de Governança de Proteção de Dados, Núcleo DPO e Segurança da Informação no Peck Advogados O mês de novembro é considerado um dos meses mais importantes do ano para o setor varejista, pois além de inaugurar a temporada de compras natalinas, comemora-se, na última sexta-feira do mês, a Black Friday, data conhecida pelas inúmeras promoções tanto em lojas […]
Conceitos e perspectivas da Web 3.0
André Zogbi é responsável pela atividade de relações com investidores da Mindset Ventures. Formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Zogbi possui experiência em empreendedorismo e nos mercados financeiro e de investimentos alternativos, tendo passado por instituições como Banco Plural, Pátria Investimentos e XP Investimentos. Você já deve ter eventualmente se deparado com os termos “metaverso” e “NFT”. Enquanto metaverso se refere a espaços de realidade aumentada […]
Vale a pena investir no Metaverso?
Irene Silva, CEO da Ellevo Soluções O Metaverso ainda não é algo concreto, afinal, ele ainda está em fase de desenvolvimento da tecnologia para implementá-lo no dia-a-dia das pessoas e empresas. Mas já existem empresas que se aventuram, principalmente no segmento de jogos, com shows de cantores famosos e seus avatares ao vivo. Enquanto Mark Zuckeberg, CEO do antigo Facebook, atual Meta, investe neste novo universo virtual, pessoas como Tim […]
Quando debater ou não debater com alguém?
Maytê Carvalho é escritora, professora, comunicóloga e autora do livro “Ouse Argumentar: Comunicação assertiva para sua voz ser ouvida” Um debate tende a ser um momento em que os nervos estão à flor da pele e que, por diversas vezes, acaba culminando em ofensas e inimizades. No entanto, um debate também pode ser uma oportunidade de adquirir conhecimento, através do diálogo e da argumentação de maneira civilizada e organizada. Por […]
A internet 5G e as novas possibilidades para o empreendedorismo
Michael Bernstein, Founder e Chief Technology Officer (CTO) da Clicksign Este ano, todas as capitais brasileiras devem, em maior ou menor grau, possuir alguma cobertura de internet 5G. Essa tecnologia vai possibilitar o desenvolvimento de inúmeros negócios e inovações. As expectativas vão desde uma maior precisão em cirurgias à distância, já que a latência (tempo de resposta) é bem menor na 5G, até profundas mudanças em todo o mercado. Empresas […]
A extensão universitária da Una como um ambiente de ensino aprendizagem
Everton Luiz dos Santos – Diretor da Una Microrregião do Triângulo Mineiro e Goiás A Constituição brasileira de 1988, no artigo 207, estabelece a fundamentação pedagógica do ensino superior em três pilares norteadores: ensino, pesquisa e extensão. Eles estão ligados entre si por uma recíproca dependência, em virtude de possuírem finalidades em comum. Isso significa caminhar para que a educação seja realmente integrada, envolvendo professores e alunos em uma criação […]
O ESG nas pequenas e médias empresas
Monica Bressan é especialista em governança corporativa, compliance, ISO 37001, ISO 31000, contratos e finanças. Hoje não é novidade, especialmente para quem procura emprego em grandes empresas, deparar-se com perguntas pessoais como etnia, orientação sexual, nome social e inclusive o pronome que a pessoa deseja ser chamada. Mas há um porquê: as empresas estão cada vez mais promovendo a diversidade e inclusão social, indo de encontro à maior conscientização da […]