O Tampinha Legal realizou o desafio fotográfico da Árvore de Natal de 8 a 15 de dezembro, e o ganhador da atividade foi o Centro de Reabilitação de Porto Alegre, centro de referência em tratamento de Reabilitação Física no Rio Grande do Sul, com 470 votos. O Cerepal, que tem 120 alunos, é a segunda entidade assistencial participante que mais coleta tampinhas no país e já recolheu mais de 35 toneladas que resultaram em aproximadamente R$ 68 mil reais. Os valores da venda do material foram utilizados para a aquisição de medicamentos, equipamentos e até reforma de salas da instituição.
A coordenadora do programa, Simara Souza, ressalta a importância do engajamento das entidades assistenciais e comemora o resultado. “No atual cenário, entidades assistenciais necessitam de recursos financeiros para a manutenção, melhorias e até mesmo a continuidade de seus serviços. O Tampinha Legal é uma das alternativas de sustentabilidade econômica para estas que tiveram perdas consideráveis em suas receitas no ano de 2020”, afirma.
“Além disso, para nós, é uma alegria ver as equipes empenhadas em coletar o material e transformar as tampinhas em árvores de natal que são verdadeiras obras de arte. Lamentavelmente, neste ano não podemos celebrar com uma festa, mas iremos enviar um kit de Natal para adicionar a essa data especial”, completa Simara.
Durante a pandemia, as famílias dos alunos do Cerepal seguiram coletando tampinhas, segregando-as por cores em suas casas e entregando o material na instituição para que o programa seguisse, explica Inajara Lafourcade, presidente da entidade. “Todos contribuem para continuarmos no Tampinha Legal que é tão importante para todos nós”, relata
A atividade propôs que as entidades cadastradas e que tenham efetuado entregas de tampinhas plásticas no segundo semestre publicassem uma foto de sua árvore de Natal, feita com tampinhas plásticas, no site do programa e a mais votada ganharia um kit de Natal.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal, iniciativa do Instituto SustenPlást, é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação de plásticos da América Latina. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, busca melhor conscientização da sociedade quanto ao destino adequado aos resíduos plásticos fazendo com que a economia circular ocorra na prática.
Todos os segmentos da sociedade são convidados a juntar tampinhas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios ou repasses. O Tampinha Legal não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado.
Em 2020, o programa ultrapassou R$ 1 milhão de reais destinados integralmente para entidades assistenciais participantes. Recentemente, lançou o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis (copos, pratos e talheres) plásticos para as entidades assistenciais participantes.
Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook.