Até o dia 24 de janeiro de 2021, a Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) abriga a exposição “Amilcar de Castro – Matéria e luz”, que tem o patrocínio master do Instituto Unimed-BH. A mostra reúne cerca de 50 obras do artista mineiro e marca as comemorações pelos seus 100 anos de nascimento (8.6.1920 – 21.11.2002).
Por causa da pandemia de Covid-19, a capacidade de ocupação da Galeria do CCMTC foi reduzida a 30 pessoas simultaneamente. Assim, essa versão virtual da exposição foi produzida para que todos tenham a oportunidade de apreciar as obras do mestre. A série de vídeos apresenta e explica a arte de Amilcar de Castro, incluindo depoimentos de artistas e galeristas.
Neste vídeo estão as obras em pintura da exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”. O artista não tinha medo de experimentar e usou lápis, brochas e trinchas em telas menores. Os trabalhos foram aumentando de proporção, e ele passou a usar até vassoura para pintar as grandes telas. Confira aqui o vídeo.
Depoimento
A galerista Silvia Cintra lembra a simplicidade de Amilcar ao apresentar seu trabalho, buscando um agente que o representasse: “Olha, isso é o que eu sei fazer. Não faço nada diferente. É tudo muito simples. Uma questão de fazer uma poesia do espaço. Eu corto e dobro”. Veja, neste vídeo, o depoimento completo de Silvia.