O inverno chegou e com ele as quedas de temperatura e o tempo seco. Para os animais de estimação, essa é uma época em que eles estão mais suscetíveis a doenças respiratórias e por isso é preciso ter um pouco mais de cuidado – principalmente com filhotes e animais idosos, que são os mais prejudicados.
Durante as épocas de frio é importante prestar atenção na mudança de temperatura entre os ambientes. Os cães e gatos possuem uma temperatura corporal mais alta do que a de uma pessoa, que varia entre 38 e 39 graus. Sair do conforto quentinho de casa para o vento e o asfalto frio da rua, pode trazer alguns riscos para a saúde do seu pet.
Segundo Karen Neves, consultora e proprietária do e-commerce Zen Animal, não é aconselhável tirar o seu cão da caminha ou cobertor e levá-lo direto para passear. “Se o seu animal de estimação vive dentro de casa, uma boa dica é dar uma volta dentro da própria casa e passar por cômodos mais gelados, como a cozinha, antes de enfrentar o frio que vem da rua”, aconselha
Produtos inovadores para aquecer os pets
Ainda de acordo com Karen, já existe no mercado diversas tecnologias para proteger os pets durante os dias mais frios como o tapete térmico de auto aquecimento – que não utiliza eletricidade nem bateria. O algodão do interior da manta mantém o tapete aquecido quando os pets dormem sobre ele. Por meio de uma folha de alumínio é transferido o calor, proporcionando conforto com um toque aconchegante. O produto apresenta capacidade de aquecimento de 4 a 6 horas em dias frios e custa em média R$ 109,90.
No inverno, verifique se a vacinação está em dia
Caso esteja acostumado a levar o seu pet em lugares com outros animais, lembre-se que os veterinários recomendam vaciná-lo anualmente para deixá-lo mais resistente às doenças respiratórias. Os sintomas mais comuns de gripes e resfriados nos pets são os espirros, falta de apetite, nariz escorrendo e apatia. Vale lembrar que a gripe humana não passa para o seu gatinho ou cão, então não se preocupe com isso.
Invista em roupinhas quentes
As roupinhas, agasalhos, mantas e cobertores são sempre ótimos aliados contra o frio, principalmente para as regiões mais frias do Brasil, onde a temperatura cai bastante durante a noite. É recomendado acostumar os animais desde pequenos com os acessórios e lembrar que os filhotes e os cães idosos sentem mais frio e possuem imunidade baixa.
Se você não tem condições de comprar uma roupinha, pegue uma blusa velha de manga comprida e corte na altura do braço. Na parte de baixo faça dois buracos para vestir as patinhas dianteiras. Isso já será capaz de vestir o seu pet, deixando-o bem quentinho, principalmente durante à noite. Todo mundo tem uma blusa de lã velha no guarda-roupa!
Observe o comportamento do seu pet
Uma dica muito útil é reparar no comportamento do seu animal de estimação. Eles podem não utilizar palavras para nos dizer algo, mas o seu estado anímico e a linguagem corporal são os principais meios deles nos mostrarem do que precisam. Se o seu cãozinho está com frio, por exemplo, ele provavelmente irá se esconder em um cantinho mais quente, bem encolhido para proteger o focinho do tempo gelado. Alguns chegam até a tremer quando sentem frio. Portanto, deixe a caminha sempre bem quentinha, longe da corrente de ar frio.