A Audible, criadora e distribuidora líder de entretenimento em áudio de alta qualidade, anuncia o lançamento do audiolivro “Iracema”, de José de Alencar, na voz do consagrado ator Silvero Pereira. A obra é um dos textos indianistas do autor, assim como “O Guarani”, e é reconhecida como uma das mais importantes da primeira fase do Romantismo no país. O título narra a história de amor entre o guerreiro-branco português Martim e a indígena Iracema, no período pré-colonial do Brasil, e está disponível com exclusividade no catálogo para assinantes da Audible a partir de 19 de abril, data em que se celebra o “Dia dos Povos Indígenas”.
O clássico nacional “Iracema” foi publicado em 1865 e é um marco na literatura nacional ao retratar os costumes indígenas do povo originário Tabajara de Iracema e a chegada dos portugueses ao Brasil. O romance faz parte do currículo escolar, ajudando a construir o imaginário nacional sobre o que é ser brasileiro e, para muitos, foi o primeiro contato com a cultura indígena. O encontro do casal Iracema e Martim dá início à criação da lenda do surgimento do estado do Ceará, terra do autor José de Alencar e do narrador Silvero Pereira.
Um dos grandes atores e diretores da atualidade, com mais de 25 anos de carreira, Silvero atuou em mais de 30 espetáculos, novelas e longa metragens, como “Bacurau”, e em breve estreará como protagonista de “O Maníaco do Parque”. Em Iracema, experimentou uma nova habilidade artística ao narrar pela primeira vez um audiolivro, interpretando diferentes personagens, como Peri, Ubirajara e Iracema.
“Por meio de audiolivros tão relevantes para a literatura nacional, como Iracema, também é possível promover um diálogo intercultural, celebrar a educação e democratizar o acesso ao conhecimento e ao entretenimento. Nossa seleção minuciosa de narradores leva em conta a conexão cultural e pessoal do artista com a obra, o que nos permite oferecer uma experiência mais autêntica e envolvente para os ouvintes. Também priorizamos a admiração que o público tem com a voz que dá vida ao texto, como a de Silvero, para que dessa forma mais pessoas se interessem em ouvir essas boas histórias em um novo formato”, comenta Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible Brasil.
Mais obras com temática indígena no catálogo da Audible
Na Audible, os ouvintes podem encontrar diversas obras indígenas consagradas, como o “O Som do Rugido da Onça”, da autora-narradora Micheliny Verunschk, que conquistou o prêmio Jabuti de melhor romance literário e o terceiro lugar do prêmio Oceanos ao contar a história de duas crianças indígenas raptadas e levadas para a Europa em 1817 pelos exploradores Spix e Martius. Estão disponíveis também “Caetés” de Graciliano Ramos e narrada por Bruno Peroni, “Umbanda Preta: Raízes africanas e indígenas”, escrito e narrado pela sacerdotisa Mãe Pinto; “Eles formaram o Brasil”, de Marcus Vinícius e Fábio Pestana Ramos, na voz do dublador Thiago Zambrano; “As Doenças do Brasil”, escrito por Valter Hugo Mãe e narrado por Michel Waismen e “Correndo Descalça”, de Amy Harmon e narrado por Gabriela Stampacchio, entre outros. O ator indígena Daniel Munduruku também faz parte do elenco de narradores da Audible e narrou a obra “O Seminarista”.
A Audible Brasil dispõe de um catálogo com mais de 600.000 títulos em diferentes idiomas. A assinatura do serviço custa R$ 19,90 por mês e dá acesso a um acervo de 100.000 títulos, dos quais 4.000 são narrados em português, e desconto de 30% na compra avulsa de títulos do catálogo adicional de 500 mil audiolivros. Novos usuários têm 30 dias de gratuidade para conhecer o serviço, ou 3 meses para assinantes Amazon Prime. Depois do período gratuito, a assinatura é renovada automaticamente.