A pandemia da Covid-19 provocou a adaptação de hábitos de consumo para uma nova realidade. E um dos principais reflexos observados no segmento do varejo alimentar foi a rápida expansão da demanda por serviços de supermercado online e a acentuada penetração de novos públicos – especialmente clientes acima dos 60 anos, que precisaram ficar em casa atendendo às recomendações de isolamento social e tiveram de adquirir novos comportamentos de compra.
No e-commerce alimentar do Extra (www.clubeextra.com.br), a quantidade de consumidores dentro dessa faixa etária quintuplicou em menos de três meses, enquanto a demanda geral por compras online aumentou 82% dentro desse mesmo período quando comparado com o ano passado. Muitos desses consumidores tiveram sua primeira experiência de compra online exatamente com os supermercados pelo fato de venderem itens essenciais, como alimentos e itens de higiene e limpeza.
Um dos motivos que explica o aumento da participação de clientes com mais de 60 anos nas compras online de supermercado do Extra foi a adoção da entrega prioritária a esse grupo de consumidores. Desde a segunda quinzena de março, ainda no início da pandemia, o ClubeExtra.com.br conta com uma entrega preferencial para esta parcela da população, que é considerada grupo de risco em relação à doença causada pelo novo coronavírus, e que, por isso, precisa evitar ao máximo quaisquer exposições desnecessárias.
Para ampliar a capacidade operacional necessária ao aumento da demanda do e-commerce alimentar, o Extra contratou mais de 1 mil colaboradores temporários para apoiar as operações e ampliou as Centrais de Distribuição (CD) para este fim com a inauguração de duas novas unidades em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, planeja a abertura de mais uma nova unidade em Brasília (DF) no início de julho, totalizando cinco CDs dedicadas à operação do e-commerce. O Extra otimizou ainda a infraestrutura de estoque de lojas selecionadas em outros Estados – no total, a quantidade de unidades que passaram a disponibilizar as entregas saltou de 33 lojas para 140 unidades – uma alta de 324%. Essas ações se somam, também, à chamada e-Store, que tem como base de operação parte da área destinada ao estoque de lojas de hipermercados, otimizando uma infraestrutura já existente e operando com ferramentas de gerenciamento utilizadas também nas CDs, e às dark stores, estruturas instaladas que funcionam como “lojas fechadas para os clientes”, com o layout similar ao de uma unidade e que permite uma jornada mais rápida dos colaboradores que realizam a busca pelos produtos do pedido. Essas iniciativas ampliaram a capacidade operacional dos sistemas de entrega em todo o Brasil e deram conta de uma demanda crescente no e-commerce.
Sobre o Extra
O Extra, rede controlada pelo grupo varejista GPA, atua em mais de 600 pontos de venda em todas as regiões do País no conceito multiformato e multicanal, atendendo o consumidor quando e onde ele escolher com lojas nos formatos de hipermercados (Extra Hiper), supermercados (Extra Super e Mercado Extra) e vizinhança (Mini Extra), além de drogarias, postos de combustível e também e-commerce (www.clubeextra.com.br). Há 30 anos, o Extra tem como premissa viabilizar o poder de compra aos seus clientes, oferecendo as melhores ofertas e condições de pagamento. Foi pioneiro, por exemplo, em trazer a Black Friday para lojas físicas, em 2011. A marca conta com um dos maiores programas de fidelidade do varejo alimentar, o Clube Extra, com mais de 15 milhões de clientes cadastrados. Por meio do seu aplicativo, o consumidor tem acesso a ofertas e descontos personalizados, ao folheto digital de todas as lojas do Brasil e conta com vários outros serviços exclusivos diretamente no celular.
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Jaqueline da Mata
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