A partir da próxima segunda-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde irá priorizar a testagem para a Covid-19 para os profissionais da segurança pública e os profissionais das instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), que apresentem sintomas de Síndrome Gripal (SG). Até o momento, os testes eram direcionados somente aos profissionais da saúde sintomáticos. A ampliação do público segue a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
O atendimento desses profissionais será realizado mediante agendamento prévio pelo telefone 3531-3799, no Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na Rua Tocantins, s/n, bairro Brasileia. Terão atendimento prioritário os profissionais da segurança pública que atuam no policiamento ostensivo e os trabalhadores do sistema prisional que apresentarem sintomas de SG. Já os trabalhadores que atuam nas ILPIs, todos que estejam sintomáticos poderão ser testados.
De acordo com a diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde de Betim, Vivian Ribeiro, quem apresentar sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta, pode entrar em contato para agendar o atendimento. “O profissional será acolhido e receberá as orientações para os cuidados necessários. Durante a consulta médica, será avaliada a indicação de testagem rápida ou PCR. Os profissionais com diagnóstico de síndrome gripal deverão aguardar o resultado do exame em casa, mantendo o isolamento domiciliar no período de 14 dias”, explica.
Para acompanhar o estado de saúde no período de isolamento domiciliar, os profissionais são monitorados diariamente pela equipe de saúde da unidade de assistência ao trabalhador, por meio de ligações telefônicas. Caso ocorra a evolução da doença, a orientação é que o paciente procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.
Para Vívian, a testagem desses trabalhadores auxilia na triagem dos profissionais dos serviços essenciais e contribui para a continuidade da força de trabalho na saúde e na segurança para a população. “É importante destacar também que todos os cuidados de higiene respiratória e distanciamento social estão sendo mantidos no local e o Cerest foi adaptado, com área de isolamento, para garantir a privacidade e a segurança desses profissionais”, afirma.