COMUNICAÇÃO EFICIENTE: COMO ESCREVER MENSAGENS COM CLAREZA, CONCISÃO E FUNCIONALIDADE
Vívian Cristina Rio Stella
Editora: Aberje Editorial
O livro aborda diversas técnicas de comunicação textual. A proposta foge do comum em relação ao que já existe sobre o tema, trazendo uma abordagem de como estruturar as ideias, organizar as informações e como ser conciso e empático ao redigir um e-mail, além da humanização na escrita corporativa e aplicabilidade em qualquer outro tipo de comunicação.
Segundo a autora, foram anos de trabalho para transformar o sonho em realidade, resultado de todos os estudos e leituras sobre linguística textual e cerca de 15 anos oferecendo cursos na área em várias empresas. O grande problema não é (apenas) o volume de mensagens enviadas diariamente, e sim como elas são redigidas. Desde mensagens pontuais às mais estratégicas, há muita falta de clareza ou de organização, prolixidade, falta de objetividade e de foco, idas e vindas infindáveis de mensagens, escolha de palavras inadequadas e até mesmo, o mau uso do canal de comunicação. No livro, você também aprenderá sobre netiqueta, empatia, eficácia da comunicação.
REVERSO – A SOLIDÃO NÃO É VÃ
Khacyos Rezende
Editora: Chiado Books
Reverso é um livro denso e intenso que aborda o que podemos fazer nos momentos de solidão e isolamento social. Escrito pelo publicitário e marketólogo Khacyos Rezende e, lançado nesta quarentena, a obra é amparada pelo momento histórico que estamos vivendo e por tratar de temas extremamente relevantes.
O autor usou uma técnica que ele denomina de “hiper-realismo” – para construir a trama que é pontuada de fatos verídicos tão enfáticos que fica difícil saber o que não é realidade. O romance traz projeções do passado – desde 1600, e memórias do futuro. Fora as polêmicas como abuso sexual infantil, assédio, preconceito, racismo, exclusão social, meio ambiente e um pouco da história política e cultural do Brasil.
O livro finaliza descortinando um cenário inimaginável do planeta Terra em 3071. O leitor poderá julgar se o narrador deve ser implacável, condenando todos os responsáveis; ou se a crença em um mundo melhor, dará lugar ao perdão. O objetivo central é o “poder da resiliência na transformação”.
AUTORRETRATOS DE UM ISOLAMENTO
Fernando Schlaepfer
Editora: DreamBooks
A obra, escrita pelo sócio fundador e fotógrafo do I Hate Flash (IHF), traz autorretratos feitos diariamente nesse período isolamento. Ele teve que se virar com os cantos do seu prédio e o pior modelo que já fotografei na vida – também conhecido como ele mesmo! O que era para durar pouco mais de um mês acabou se transformando em um ano inteiro, em que a imaginação e produtividade mantiveram a cabeça do fotógrafo ocupada, principalmente nos momentos mais difíceis.
O livro é também uma maneira de apoiar o precarizado mercado de arte do país e colaborar com uma causa séria – a ONG Comunidade Santo Amaro Contra o Covid. Todo o lucro das vendas, que varia entre R$ 338,80 e R$ 422,10, de acordo com o modelo escolhido, será convertido em cestas básicas, produtos de higiene básica e água para comunidades mais afetadas pela pandemia. A aquisição poderá ser feita apenas pelo site da DreamBooks (www.dreambooks.com.br).
Estão disponíveis quatro versões, com quatro capas e contracapas diferentes, todos em papel seda, aquele com super qualidade que dura a vida toda.