O Parque de Ideias, projeto idealizado pelo documentarista Marcio Debellian (“Fevereiros”), que leva programação cultural e educativa a bibliotecas públicas da cidade do Rio de Janeiro, retorna à Biblioteca Parque Estadual do Centro a partir de segunda-feira, dia 20 de março, às 14h30. A abertura da nova temporada será com uma aula-magna gratuita de Ruy Castro, jornalista, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Com transmissão online pelo instagram @parque_de_ideias e para uma plateia presencial de cerca de 80 pessoas, a palestra terá como base o livro “Metrópole à Beira-mar” e o autor irá comentar sua tese de que o Rio não precisou ser “modernista” na década de 1920 porque já era moderno.
Outra convidada especial é a jornalista Flávia Oliveira, que participa da série de conversas “Ilustre Leitor”, em que o convidado comenta dez livros que não podem faltar nas bibliotecas públicas e debate sobre as indicações. Entre os autores selecionados pela jornalista estão Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Vinicius de Moraes, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade. Os livros indicados serão doados para o acervo e ficam disponíveis para o público. A conversa, também aberta ao público, terá mediação de Debellian, e acontece na terça-feira, dia 21, às 18h.
Haverá ainda uma apresentação do “Frejat Trio”, formado pelo cantor, por seu filho, Rafael Frejat, e pelo guitarrista Maurício Almeida. O show acontece na quarta, dia 22, às 18h. O cantor irá relembrar grandes sucessos que marcaram a cena musical brasileira, como “Por Você”, “Amor Pra Recomeçar”, “Segredos” e “Sobre Nós Dois”. Os eventos e atividades do Parque de Ideias com Ruy Castro, Flávia Oliveira e Frejat estão sujeitos à lotação. É necessário retirar ingressos no local uma hora antes. A programação completa do Parque de Ideias pode ser acessada no site ou nas redes sociais do projeto.
A Biblioteca Parque Estadual do Centro também vai receber o programa Decola Jovem, voltado para a formação de empreendedores de 18 a 35 anos que vivem em áreas de vulnerabilidade social. As aulas presenciais acontecem de 20 a 24 de março, das 13h às 17h. Após a conclusão da capacitação, os alunos que completarem toda a carga horária vão poder participar de uma consultoria à distância durante três meses para alavancar os negócios. É possível se inscrever pelo site.
Por meio de uma parceria com o Festival do Rio, o Parque de Ideias vai apresentar sessões de filmes na Biblioteca Parque de Manguinhos. Ao todo serão exibidos seis filmes nos dias 25 e 26 de março, com sessões às 13h, 15h e 17h. Os longas-metragens escolhidos pela curadoria do Festival são “Favela é moda” e “A batalha do Passinho”, de Emílio Domingos; “Bem casados”, de Aluízio Abranches; “Três Verões”, de Sandra Kogut; “Correndo Atrás”, de Jeferson De; e “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio.
O Parque de Ideias é uma realização da Debê Produções e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto, que existe desde maio de 2022, já contou com a participação de Gilberto Gil, Teresa Cristina, Luiz Antonio Simas, Lenine e Conceição Evaristo.