Considerada a ‘comandante’ do metabolismo, a tireoide é uma importante glândula e é responsável por regular a função de órgãos como coração, cérebro, fígado e rins, desempenhando um papel fundamental na saúde e bem-estar das pessoas.
As disfunções da tireoide para cada paciente são únicas, e nem todas as pessoas sofrem todos os sintomas produzidos pela doença. Entre eles estão: cansaço excessivo, alteração de humor, do hábito intestinal e do peso e aumento de volume na região do pescoço.
Esse grupo de disfunções é caracterizada de acordo com a produção de hormônios, ou seja, hipertiroidismo (hormônios em excesso) e o hipotireoidismo (hormônios insuficientes), que podem estar associados ao bócio e à presença de nódulos; o diagnóstico deve ser realizado por meio de exames de sangue e de imagem e o tratamento direcionado por um médico especialista.
As pessoas que sofrem com hipotireoidismo e ainda não estão em tratamento podem apresentar sintomas como queda anormal de cabelo, enfraquecimento de unhas, ganho de peso, cansaço, fadiga e muito frio. Além disso, nas mulheres, o ciclo menstrual pode sofrer alterações. Nos idosos, pode causar também apatia e prostração.
No quadro de hipertireoidismo, há uma hiperativação do metabolismo e a pessoa apresenta sintomas como agitação, insônia, taquicardia, muito calor, perda excessiva de peso, ansiedade, entre outros. Em casos mais graves, pode até mesmo levar à morte. As mulheres também podem ter os ciclos menstruais alterados.
Os exames laboratoriais indicados pelo médico são fundamentais para uma triagem e diagnóstico assertivo e preciso dos quadros de disfunções da tireoide e a Bioclin possui linha completa de hormônios e outros marcadores tireoidianos por CLIA. Temos em nosso portfólio diversos marcadores bem como TSH, T3 Total, T3 Livre, T3 Reverso, T4 Total e T4 Livre.
Letícia Avelar
Núcleo de Jornalismo
Komunic Comunicação Integrada
Fale comigo: (31) 99141-6082
E-mail: leticia.komunic@gmail.com
Site: www.komunic.art.br