O Bora Podcast recebe, na próxima segunda-feira (16/8), às 20h, Camila Guerra, fundadora da rede de fast-food American Burguer. Em um bate-papo descontraído com o jornalista Luiz Carlos Silva, ela vai contar como iniciou seu negócio em sua própria casa e hoje tem mais de 200 colaboradores e quase 30 unidades espalhadas por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com faturamento anual na casa dos R$ 40 milhões.
Como o próprio nome já diz, o Bora Podcast é um convite às pessoas para ouvir boas histórias, aliado sempre a um conteúdo de qualidade. Por lá já passaram nomes importantes do cenário local, como: o poeta, escritor e jornalista, Fabricio Carpinejar, o humorista Geraldo Magela, o jornalista Marcos Maracanã, a dupla sertaneja, Alan e Alex, os sambistas Mandruvá e Walison Maurício; Lelo Lobão, ex-baixista da banda Chiclete com Banana e integrante do bloco carnavalesco Baianeiros; o Bim da Ambulância, empresário, influencer, empreendedor, socorrista e vereador na capital; Marcus Vinile, cantor, compositor, instrumentista e humorista, ganhador da segunda edição do programa Fama; o vereador de Contagem Hugo Vilaça; o fundador do PokerCast podcast dedicado ao mundo do poker; o motorista e aplicativos e youtuber Ian Uber e o youtuber Deiveson Alves.
Crescimento de podcasts no Brasil
A expressão “podcast” foi criada em 2004 por Ben Hammersley, jornalista da rede britânica BBC. Vem do termo Personal On Demand Broadcast, ou “Rede de Transmissão Pessoal sob Demanda”. O Brasil tem sido apontado como o “País do Podcast”, sendo o segundo que mais consome o formato, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil lidera ainda o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020, de acordo com o relatório State of the Podcast Universe, publicado pela Voxnest, empresa americana especializada em tecnologias para a indústria de áudio. Segundo o Ibope, 50 milhões de brasileiros já ouviram podcasts, o que corresponde a cerca de 40% dos 120 milhões de internautas do País. Desse total, 16 milhões (19%) escutam diariamente.