Com o retorno do funcionamento de diversos setores da economia, como o varejo e os shopping centers, a procura por serviços de segurança privada teve um aumento significativo e os profissionais do setor, que seguiram na ativa na pandemia por ser um serviço essencial, tiveram de tomar ainda maiores cuidados a fim de se prevenir contra a covid-19.
O Grupo GR, especialista no ramo, notou um aumento de 5% nas contratações de colaboradores, que atuam em segurança privada. A empresa ainda teve um crescimento de 4,84%, neste primeiro trimestre de 2021, em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. “Nossa expectativa é que o ritmo se mantenha neste ano, tendo em vista que a vacinação está em andamento e a diminuição da curva de contágio possibilita a reabertura gradual do comércio e das atividades em geral. Os setores que sofreram quedas começam a se recuperar, a partir do segundo trimestre”, explica Ricardo Franco, diretor de novos negócios da empresa.
Vigilantes, bombeiros civis, controladores de acesso e tantos outros profissionais da segurança privada e serviços de apoio, diariamente, são expostos ao contato direto com pessoas, por isso tiveram de se adaptar a novas estratégias de contenção do coronavírus.
Entre as medidas de urgência adotadas pelo Grupo GR, está o Programa de Agente Social GR, criado dentro da plataforma digital Universidade Corporativa GR (UNIGR) – disponível para os colaboradores da empresa, que traz ensinamentos sobre ações que podem ser aplicadas para a prevenção da disseminação da covid-19.
“Nosso objetivo é que esses profissionais transmitam as mensagens de prevenção para suas famílias, colegas de trabalho, comunidades e sejam Agentes Sociais GR, um grupo de pessoas disposto a evitar a disseminação do vírus por meio de boas práticas e informações, afinal a pandemia ainda não terminou. No futuro, desejamos que o Agente Social GR possa também ser o porta-voz de outras ações positivas para a sociedade, como doação de alimentos, doação de sangue, entre outras possibilidades”, explica Paulo Marques, diretor de DH do Grupo GR.
Além das medidas básicas de cuidados, como fornecimento de máscaras de proteção, viseiras, distribuição de álcool em gel nos postos de trabalho e orientações sobre a eficácia do distanciamento social, as equipes administrativas passaram a trabalhar no sistema de home office para evitar o contato físico.
Outro canal de proteção, criado no início da pandemia, foi o Serviço de Telemedicina GR, programa dedicado àqueles com sintomas ou atestados que indicam contaminação por covid-19.
Para a segurança física e mental dos trabalhadores houve a aposta em tecnologias seguras e ágeis para que os serviços continuem sendo realizados, como o investimento em plataforma de videoconferência para que os gestores façam as rondas virtuais, e a divulgação de comunicados internos ou referentes à pandemia por canais digitais como Whatsapp, ferramentas Google (hangouts e meet), SMS, chatbot, e-mail, Pushing e Portal do Colaborador.
As estratégias aplicadas, neste momento, representam um desdobramento das primeiras ações, disponibilizadas de acordo com uma avaliação do atual momento. “Desde o início da pandemia, nosso esforço em cuidar dos nossos colaboradores é o maior objetivo da empresa, pois são homens e mulheres que têm um serviço essencial à sociedade e merecem nosso o respeito e atenção”, conclui o diretor de DH do Grupo GR.