O Governo de São Paulo abre neste sábado, 25 de junho, o novo Parque da Ciência do Instituto Butantan, na zona oeste da cidade de São Paulo. Inserido em uma área verde com 725 mil metros quadrados, o complexo cultural reunirá 22 atrações que podem ser visitadas por públicos de todas as idades.
Nesta primeira etapa, atrações de destaque como Museu Biológico, Macacário, Serpentário, Horto Oswaldo Cruz, Boulevard e Praça Vital Brazil estarão disponíveis para visitação da população. O objetivo é promover a disseminação da memória científica e da saúde pública por meio do vasto acervo do instituto, inspirando o interesse e a curiosidade pela ciência e pela pesquisa por meio de ações educativas, ambientais e de lazer.
Os visitantes poderão ver as famosas serpentes do instituto no Museu Biológico e no Serpentário, além das brincadeiras dos macacos criados no Butantan no Macacário. Há muitos jardins e espaços para passeios no boulevard e na Praça Vital Brazil. Outro destaque é o Horto Florestal Oswaldo Cruz, espaço que permite praticar diversas atividades como caminhadas, visitas ao observatório de aves e ao jardim sensorial.
O enorme acervo do instituto encontrado no Museu de Microbiologia, Museu Histórico, no futuro Museu da Vacina e no Centro de Memória também estão entre as atrações de destaque. A partir do dia 5 de julho, toda estrutura estará finalizada e disponibilizada à população.
O mês de julho será recheado com uma programação especial de férias no novo Parque da Ciência, com atividades científicas, demonstração de extração de veneno de cobra, histórias sobre as jararacas e suas cores, trilhas pelos caminhos de mata do Butantan e outras atrações.
A entrada na área verde do parque é gratuita. Para entrar nos museus é necessário apresentar um único ingresso, que pode ser adquirido na bilheteria. Os museus funcionarão de terça a domingo das 9h às 16h45. Todas as informações estão disponíveis no portal https://parquedaciencia.butantan.gov.br/.