Com o fechamento dos teatros e centros culturais em consequência do avanço da pandemia, os artistas tiveram que se reinventar na hora de criar e de se apresentar para o público. A equipe do Camaleão Grupo de Dança, que celebra 40 anos de atividades no próximo ano, começou a investir no desenvolvimento de pesquisas em novos formatos de apresentação e de interação com o público. Uma das consequências deste processo foi a criação do projeto “Café com Camaleão”, que fará sua estreia na capital mineira nos dias 29 e 30 de abril e também no dia 1º de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil. As sessões serão realizadas no espaço da Frau Bondan, no Pátio do CCBB-BH.
O Café com Camaleão é um projeto de criação coletiva dos bailarinos Fabio Costa, Inês Amaral, Isabela Guerra, Luciana Lanza, Pedro Lobo, Paulo Firmino. A direção é assinada por Marjorie Quast e Inês Amaral é responsável tanto pela direção artística quanto pela direção coreográfica.
A iniciativa alia a essência do mineiro, que aprecia aqueles encontros sem pressa, em volta de uma mesa farta de delícias típicas da nossa gastronomia, como pão de queijo, broa de fubá, queijos, e claro, um bom café coado na hora. Durante o encontro, o público será surpreendido com a oportunidade de usufruir de uma apresentação do grupo em um formato inovador. O diferencial é que os espectadores participam ativamente da experiência, interagindo com os bailarinos em cena, por meio dos óculos de realidade virtual. “Tivemos a ideia de ir além das telas e colocamos a dança dentro desse universo da Realidade Virtual. A proposta é que o espectador participe de uma experiência interativa em 360º. Através dos óculos de Realidade Virtual, o Camaleão mescla tradição e tecnologia, possibilitando uma visita a diferentes mundos, com diferentes texturas, movimentos, cores, sons e muitas surpresas”, destaca a diretora artística, Inês Amaral.
As pesquisas para desenvolvimento dos movimentos foram desenvolvidas na região de Lavras Novas, nas imediações de Ouro Preto. O projeto Café com Camaleão é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH por meio do Instituto Cultural Unimed e da Veminas.
Sobre o Camaleão Grupo de Dança
@camaleaogrupodedanca / www.facebook.com/camaleaogrupodedanca
O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA tem 39 anos de história e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. O Grupo tem em seu repertório 20 montagens assinadas por 13 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Omar Carrum, Vladimir Rodriguez, Jorge Garcia, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Carlota Portela e Tuca Pinheiro. Em parceria com a escola NÚCLEO ARTÍSTICO (fundada em Belo Horizonte em 1978), criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, se tornando o berço de renomados artistas nacionais. Como parte desse compromisso desenvolve também um projeto social de formação em dança que atende mais de 200 jovens e crianças de comunidades carentes. É uma companhia de grande importância para o país, por seu aspecto plural: da formação consistente em dança com a realização de espetáculos de estilos variados, a produção de obras com renomados artistas. O CAMALEÃO transforma o pensamento e a dança investindo em novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos.
::SERVIÇO::
Camaleão Grupo de Dança apresenta “Café com Camaleão”
Datas: 29 e 30/04 e 01/05 – sábado, domingo e segunda
Horário: das 10h às 14h
Local: Frau Bondan – no Pátio do CCBB-BH
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Entrada Franca
A Dupla Informação
Fábio Gomides
contato@aduplainformacao.com.br
(31) 2535-0506 / (31) 99693-2767