O significado da palavra ‘desculpa’ é referente a uma ação de pedir ou receber perdão em consequência de um erro cometido. Porém, é comum que as mulheres expressem essa palavra sem necessidade, por se posicionarem ou simplesmente justificarem seus atos no cotidiano. Esse é um hábito observado em quase toda a vivência feminina e é dele que nasce o insight da nova campanha de eQlibri®: #MeGostoSemDesculpa.
Para incentivar as mulheres a se autoafirmarem sem cobranças e sem pedidos de desculpas desnecessárias, a marca lança a campanha desenvolvida em parceria com a agência BETC HAVAS. Durante o mês de março, influenciadoras digitais irão expor o tema da autoaceitação em suas redes próprias, primeiro por meio de comportamentos repetitivos com pedidos de desculpas sem necessidade, em diversos momentos do cotidiano. Depois, a revelação do movimento, que promete muito diálogo e reflexão sobre a questão.
A marca ainda incentivará que as mulheres apaguem seus conteúdos nos quais pedem desculpas sem razão no ambiente digital, substituindo-os por cards de eQlibri® que as valorizem, servindo também como impulso para que sua aparência, escolhas e atitudes não sejam motivos de culpa ou cobranças. As peças estão disponíveis no Instagram de eQlibri ®.
Assista ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=FFfaZJNEiiA
Para complementar as ações a marca desenvolveu, em parceria com a Globo e a agência, uma ação de conteúdo no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, com a participação da cantora Fafá de Belém, uma das convidadas da atração no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Nas redes sociais, o movimento conta com a participação das já embaixadoras de eQlibri®, Yasmine Sterea (@yasminesterea), do instituto Free Free; Viviane Duarte (@vi_duarte), da consultoria Plano Feminino; e a influenciadora Jojoca (@jojoca). O poderoso time de mulheres será responsável, junto às influenciadoras, por gerar ainda mais conversas e debates sobre o tema.
Desde 2017, eQlibri® constrói seu posicionamento com foco no empoderamento da mulher, o que têm pautado todas as movimentações da marca – do produto às campanhas. “Ao longo dos anos, a marca teve uma comunicação consolidada em cima de seu propósito, seja por meio campanhas, produtos ou apoiando projetos cada vez mais conectados com as necessidades e demandas da mulher. A campanha #MeGostoSemDesculpa caminha junto às mulheres para que despertem sua autoaceitação. Convidamos todas as consumidoras a assumirem o seu poder, talento e brilho próprio, sem medo e sem desculpa”, comenta Daniela Cachich, vice-presidente de Marketing da PepsiCo Brasil.
Vale destacar que marca também atua de forma consistente no apoio a institutos, projetos e eventos que dão suporte às mulheres e possibilitam discussões em torno do tema do empoderamento feminino. A marca eQlibri® está ao lado de iniciativas importantes como a consultoria Plano Feminino e do Instituto Free Free.
Em seu histórico de incentivo à mulher na libertação de padrões impostos pela sociedade, a marca lançou, em 2020, o eQlibri® Pipoca e a campanha “Estoure-se” – que convidou as consumidoras a se transformarem – assim como os grãozinhos de milho – , colocando para fora o que elas têm de melhor. Um prol do empoderamento feminino, a marca também já criou filtro no Instagram que não modifica a aparência do usuário. O objetivo desta ação é incentivar a aceitação, com o mote ‘me gosto com gosto’.
Equidade de gênero e mulheres na liderança na PepsiCo:
PepsiCo tem entre suas prioridades contribuir com a promoção da equidade de gênero. Como reflexo desse direcionamento, a operação brasileira já conta com 44% de mulheres em posições de liderança e a meta é atingir 50% até 2025. A empresa acredita na potência da diversidade e investe em ações para fomentar a inclusão e o respeito, dentro e fora da empresa. A companhia aposta no poder de “ser você mesmo” e busca ampliar a visibilidade de que a inclusão de talentos únicos e diversos está no centro de seus esforços.
Link para acompanhar a Campanha #megostosemdesculpa: https://www.instagram.com/eqlibri/
Ficha Técnica
Agência: BETC HAVAS
Cliente: eQlibri (PepsiCo)
Produto: eQlibri
CCO: Erh Ray
VP de Criação: Andrea Siqueira
Diretor de Criação: Laura Azevedo
Criação: Laura Azevedo, Paula Picin, Marina Lira, Aline Fucs e Matheus Andrade
Produção: Anna Ferraz e Rafael Paes
Marcas & Negócios: Heloisa Figueiredo e Guilherme Linares
Aprovação do Cliente: Daniela Cachich, Daniel Camillo, Gabriela Godoy, Ruchelli Begnami e Jade Pinheiro