O Itaú Personnalité lança uma campanha de mídia que reforça o novo posicionamento do segmento para investimentos. No conteúdo, as peças ressaltam a expertise e isenção nas recomendações de seus especialistas. Já na forma, os filmes apresentam uma linguagem mais direta, transparente e moderna. Com criação da DPZ&T, produção da O2 Filmes e direção do cineasta Fernando Meirelles, de “Cidade de Deus” e “Dois Papas”, os filmes da campanha abordam diferentes temas dentro de investimentos e ressaltam a importância de que os clientes prestem atenção em como determinado produto ou serviço é oferecido pela concorrência.
Com veiculação em TV aberta, peças digitais e OOH, a campanha reforça que clientes Itaú Personnalité têm acesso a uma prateleira aberta de produtos – ou seja, investimentos próprios e também de outras instituições do mercado e gestoras parceiras –, além de recomendação isenta, ou seja, sem que o assessor financeiro seja pressionado por práticas de remuneração para indicar produtos específicos. Essa isenção é fator que deve ser fundamental na escolha dos clientes pelo parceiro ideal no momento de investir.
O contexto atual foi decisivo para a criação da campanha. “Situações de crise econômica levam as pessoas a parar para refletir sobre a escolha do principal parceiro para a construção do patrimônio”, afirma Guilhermo Bressane, diretor de Marketing Negócios do Itaú Unibanco. “Nesse ponto, a experiência do Itaú Personnalité se sobressai. Investir nunca foi tarefa fácil e nossa intenção no desenvolvimento das peças foi ressaltar a confiança que os clientes depositam nos nossos 25 anos de mercado”, explica.
Estrelados pelo ator Marcos Veras, os filmes usam do humor e de símbolos do mercado de investimentos para transmitir a mensagem. Neles, um Veras ainda em 2019 fala de ofertas e benefícios que foram oferecidos pela concorrência como sendo o que há de melhor no mercado – e a versão 2020 aparece, ressaltando como foi importante ter mantido os investimentos no Itaú Personnalité. Os vídeos encerram com a assinatura: “Em 2020, invista com os especialistas do Itaú Personnalite. Em 2021 você vai se agradecer por isso”.
“Tentamos deixar esse tema, normalmente mais duro, um pouco mais leve – sem deixar de transmitir a mensagem importante dos impactos de decisões tomadas, e de como a situação atual do mundo mudou a narrativa e exige que as pessoas estejam mais do que nunca atentas ao seu dinheiro”, explica Bressane. As peças foram criadas de forma a conversarem com diversos públicos dentro do segmento de investimentos, introduzindo os pilares da campanha e reforçando seus pontos. No ambiente digital, o usuário será impactado por mensagens adaptados dependendo de seu perfil de investidor, oferecendo o conteúdo e produto de investimento mais adequado para cada pessoa.
O Itaú Personnalité foi pioneiro no Brasil ao criar, em 2014, um modelo de atendimento 100% digital e disponibilidade de gerentes e especialistas em horário estendido. O segmento oferece ainda uma curadoria única de conteúdo com lives diárias de recomendação e ainda há muita inovação vindo por aí, como um aplicativo específico para investimentos.
“Em todos os filmes, Marcos Veras interpreta o mesmo personagem em duas épocas diferentes: um investidor em 2019 e hoje em 2020. O impacto da crise no mercado financeiro nos últimos meses mudou muito o panorama dos investimentos e fez ele vai avaliar suas decisões. Infelizmente, não podemos voltar no tempo e corrigir as escolhas do passado. Por isso é fundamental ter sempre ao lado os melhores especialistas auxiliando na tomada de decisões. Assim, é possível investir de forma inteligente e agradecer a si mesmo em 2021. É uma campanha corajosa, que mergulha no comportamento do investidor e inova a comunicação do segmento.”, afirma Rafael Urenha, Chief Creative Officer da agência DPZ&T.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Personnalité
Campanha: Investimentos
Data da Produção: Junho, 2020
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Laura Esteves, Rafael Ziggy
Direção de Criação: Silvio Amorim
Criação: Bruno Brazão, Guzera
Atendimento: Ana Coutinho, Manuela Codas, Caroline Pintarelli, Carolina Grecco, Laura Matos
Aprovação do Cliente: Eduardo Tracanella, Guilhermo Bressane, Juliana Cury, André Azevedo, Gabriela Yamamoto e Henrique Espíndola
Planejamento: Fernando Diniz, Kiko Steinhoff, Marcio Rodrigues, Rafael Marquez, Luana Sanches
Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Tatiana Muramaki, Artur Martins e Brenda Califano
Business Intelligence: Marcelo Azevedo, Eduardo Barreto e Gabrielle Paulino
RTV: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, Fabio Truci, Sthfany Nascimento, Ana Ananias
Produtora de Imagem – Todos: O2 Filmes
Produção Executiva – Todos: Rafael Fortes, Amanda Rossi
Atendimento Produtora – Todos: Rejane Bicca, Miriam Lima, Ana Mendes
Direção de Cena – TV: Fernando Meirelles
Direção de Cena – Manifesto: Ale Pellegrino
Direção de Cena – Digitais: Ian SBF
Fotografia Filme – TV: Pierre Kerchove
Fotografia Filme – Manifesto: Flavio Zangrandi
Fotografia Filme – Digitais: Vinicius Brum
Montador – TV: André Dib
Montador – Manifesto: Sabrina Wilkins
Montador – Digitais: Renato Gaiarsa
Figurinista – Todos: David Parizotti
Finalização – Todos: O2 Filmes
Pós-Produção – Todos: O2 Filmes
Produtora de Som: Supersonica
Direção Artistica: Antonio Pinto
Produção: Felipe Kim
Sound Designer: Vinicius Villani
Atendimento: Tatiana Nascimento
Produção Executiva / Coordenação: Marília Franco / Marina Nascimento