Fran Rorato – atriz, jornalista, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da rede de escolas de oratória Vox2You em São Paulo, além de ser conselheira da marca. Possui formação em Artes Cênicas, pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro; graduação em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro; e curso de Psicanálise no Instituto Brasileiro de Psicanálise.
Apesar de muitas pessoas acharem que são características distintas, costumo enquadrar o carisma dentro da oratória. Carisma é a capacidade de ser agradável, uma pessoa que tem entusiasmo, sorri com os olhos de forma sincera, possui escuta ativa e consegue se conectar falando o que o outro quer ouvir. A oratória consegue reunir algumas técnicas para ajudar uma pessoa que não é tão carismática a se tornar uma ou melhorar nesse aspecto.
Uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, chegou à conclusão, após estudar 1.000 participantes por um determinado período de tempo, que o carisma é uma mistura de afabilidade e influência. Eu acredito que aliado a isso, uma pessoa carismática de verdade é aquela que nunca tem medo de rir de si mesma, afinal, não são todos que apresentam tal habilidade de forma espontânea.
Nas minhas escolas, costumamos explorar o caráter interior e emocional, que é fundamental para que alguém se conheça por completo e possa trabalhar a sua oratória da melhor forma, o que vai ajudar a ter ainda mais carisma ou começar a desenvolvê-lo. É claro que existem pessoas mais e outras menos carismáticas, porém, é possível produzir carisma sem parecer falso, com naturalidade e respeitando a personalidade de cada um.
No entanto, pelo fato de entender que carisma e oratória andam juntos, é difícil uma pessoa carismática ter uma oratória ruim, justamente porque conseguir se comunicar e conquistar quem está ao seu redor por meio da fala é uma das qualidades dos carismáticos. Por outro lado, existem casos de oratória prejudicada e a solução é simples: adicionando técnicas de comunicação e treino, conseguimos lapidar e fazer com que essa pessoa seja uma oradora.
Além de trazer benefícios bem significativos para a vida pessoal, um indivíduo que apresenta carisma e oratória provavelmente também vai se destacar na vida profissional, conseguindo trilhar um caminho de sucesso na profissão que exerce e sendo assim reconhecido por seus superiores. Afinal, quem é carismático e conta com o domínio da comunicação, vai longe e assume papéis de liderança.
Em contrapartida, é preciso lembrar que tudo é um processo e que mesmo que o carisma ou a oratória não sejam habilidades inerentes em você, é sempre possível desenvolvê-las. Em nossos cursos, combinamos um processo constante de auto reflexão e boas práticas aliados à técnicas de performance. Dessa forma, trazemos à luz a melhor versão de cada um. É importante lembrar que a chave para a evolução individual é respeitar a essência de cada ser humano sem querer transformá-lo em outra pessoa.