A Casa Fiat de Cultura preparou uma série que relembrará suas principais obras, exposições internacionais e mostras temáticas, com apresentação do Programa Educativo da instituição nas redes sociais. Serão 10 episódios temáticos, que exploram obras icônicas e movimentos artísticos. A primeira será “Caravaggio e seus Seguidores”, uma das mais importantes mostras realizadas pela Casa Fiat no Brasil, em 2012, com destaque para a obra Cabeça de Medusa (1597), uma das grandes estrelas da exposição. O painel “Civilização Mineira” (1959), de Candido Portinari, maior quadro do artista em Minas e em exposição permanente na Casa Fiat de Cultura, será o segundo tema abordado.
A série de vídeos inéditos faz parte da campanha #CasaFiatdeCulturaComVocê, que propõe experiências virtuais às pessoas ao apresentar um olhar sobre a estética das obras, contexto histórico de exposições e processos criativos. “Vamos usar a plataforma digital para apresentar um novo olhar sobre importantes obras que fizeram parte de nossas exposições. É uma oportunidade de estarmos em contato com o público, por meio da oferta inédita de conteúdos com mediação da equipe do educativo”, destaca a gestora cultural da Casa Fiat de Cultura, Ana Vilela.
Outra novidade é que a Casa Fiat de Cultura está disponibilizando para download, nesse período de isolamento social, os catálogos das principais exposições, como “Tarsila e o Brasil dos Modernistas” (2011), “Olhar e ser visto: a figura humana da renascença ao contemporâneo” (2011), “De Chirico: O Sentimento da Arquitetura” (2012), “Caravaggio e seus Seguidores” (2012), “Barroco Itália Brasil: Ouro e Prata” (2014) e São Francisco na arte de mestres italianos”(2018). Os catálogos podem ser baixados, gratuitamente, no site: www.casafiatdecultura.com.br.
Vale destacar que a exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, realizada em 2018, foi eleita, pela publicação Inglesa The Art Newspaper, como uma das 100 mais visitadas no mundo, na categoria old masters. O catálogo da mostra está esgotado desde o término da exposição, que, além de Belo Horizonte, passou pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.