
Divulgação
Alunos do Ensino Médio de escolas públicas em Belo Horizonte podem se inscrever, até o dia 27 de julho, para o Curso Prático de Internet das Coisas (IoT). A capacitação é on-line, com início em 3 de agosto, e faz uma introdução aos conceitos de Internet das Coisas e temas relacionados, como eletrônica e programação com microcontroladores.
O formulário de inscrição (https://bit.ly/2C7uNrX) está disponível na internet. São oferecidas 15 vagas com aulas às segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h, totalizando 80 horas. Ao final, o estudante será capaz compreender o alcance da IoT e a aplicação dos seus componentes básicos, desenvolver projetos na linguagem de programação Scratch e aplicativos para dispositivos móveis, além de montar circuitos básicos de eletrônica e com a plataforma Arduino.
O curso será ministrado pelo instrutor Andrei Magalhães, com a ajuda dos monitores Pedro Simões e Illyana Guimarães, os três estudantes do CEFET-MG (Engenharia de Computação e Curso Técnico em Informática), sob a coordenação e o apoio dos professores Sílvia Calmon de Albuquerque e Adelson de Paula Silva.
Os inscritos que participarem de 75% das aulas on-line e atingirem 70 pontos nas tarefas propostas receberão certificado de conclusão do curso.
IoT
A internet está cada dia mais presente na vida das pessoas e tem se expandido para os mais variados objetos do cotidiano: TV, relógio, impressoras e até mesmo geladeiras estão conectados à rede mundial de computadores. Como resultado dessa expansão, a internet entra em uma nova e revolucionária etapa, chamada de Internet das Coisas.
Na capacitação, os estudantes irão conhecer o universo dos objetos conectados à internet por meio de conceitos e atividades práticas utilizadas para criar objetos inteligentes.