Os Centros Culturais Municipais de BH, bem como as comunidades que os circundam, serão ocupados com atividades gratuitas promovidas pelo Circuito Municipal de Cultura neste mês. É o caso do projeto “Palco Aberto”, do Centro Cultural Alto Vera Cruz, que realiza a edição especial “Tem Cultura no Granja!”, no bairro Granja de Freitas, neste sábado (13). O evento acontece em um palco de rua (Rua São Vicente, próximo ao número 405), a partir das 10h, e conta com o projeto “A Fita”, dos rappers MC Dime e Mr. Black MC, que convidam ao palco outros três artistas independentes de BH: a MC Berêta, que apresenta suas rimas junto ao DJ Legusta Beatz; e o violonista, cantor e compositor Cacá Gualberto, com um show que mistura diferentes estilos musicais.
Também neste sábado, das 15h às 17h, o Centro Cultural Padre Eustáquio recebe o projeto Batalha na Praça, um movimento cultural que se iniciou em 2019 na Praça Geraldo Torres e consiste em um duelo de rima entre MCs. A ação começa com “Oficina de Sonorização”, ministrada pelo DJ Evandro MC. Veterano da Black Music de BH, o artista também comanda as pick-ups no “Baile das Antigas – O Som das Quadras”, que acontece no sábado (20) seguinte, às 16h, no auditório do Centro Cultural Alto Vera Cruz.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de retirada prévia de ingressos. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
“Palco Aberto: Tem Cultura no Granja!”
Projeto do Centro Cultural Alto Vera Cruz, o “Palco Aberto” promove neste sábado (13), uma edição especial, a céu aberto, que leva muita música autoral para o Granja de Freitas. Intitulado “Tem Cultura no Granja!”, o evento começa a partir das 10h, com o projeto “A Fita”, produzido por MC Dime e Mr. Black MC. Cantores, compositores e produtores culturais com muitos anos de caminhada na cena musical de BH, os dois rappers apresentam suas canções e convidam ao palco outros artistas independentes belo-horizontinos, a fim de abrir espaço para novos talentos ainda escondidos nas periferias da capital.
Uma delas é a cantora e compositora Berêta, cujas músicas trazem analogias de vivências, sentimentos, protestos e críticas que buscam quebrar barreiras da invisibilidade e do silêncio do sistema patriarcal, gerando empoderamento e auto-afirmação para a juventude negra periférica. No palco, a artista estará acompanhada pelo DJ Legusta Beatz, que ambienta as rimas com batidas que vão do boom bap ao trap. Na sequência, o cantor, compositor e violonista Cacá Gualberto apresenta o show autoral “Fecha Comigo”, que mistura estilos musicais como MPB, samba, rap, black music e reggae. Acompanhado por Bruno Souza (bateria), Luizinho Peixoto (guitarra) e Jeffim (baixo), o artista impunha voz e violão para mostrar suas músicas, cujos temas versam sobre questões do cotidiano. Durante os intervalos dos shows o palco fica aberto para artistas da comunidade participarem do evento.
Mais música nos Centros Culturais
Também neste sábado (13), das 15h às 17h, o Centro Cultural Padre Eustáquio recebe o projeto Batalha na Praça, um movimento cultural que se iniciou em 2019 na Praça Geraldo Torres e consiste em um duelo de rima entre MCs. A ação começa com “Oficina de Sonorização”, ministrada pelo DJ Evandro MC. Direcionada a iniciantes interessados em aprender sobre sonoplastia em eventos, espetáculos e shows, a atividade é gratuita e tem duração de duas horas. São 20 vagas ofertadas, sem necessidade de inscrição prévia. Com uma vida dedicada à arte urbana, o cantor, compositor, técnico de iluminação e DJ Evandro MC iniciou sua longa trajetória artística no final dos anos 80. Logo depois da oficina, o público curte pocket shows, DJs e duelo de MCs.
Produtor cultural, o artista também é idealizador do projeto “O Som das Quadras”, outra atração prevista na programação do Circuito Municipal de Cultura. No sábado seguinte, 20 de maio, DJ Evandro MC comanda as pick-ups no. “Baile das Antigas – O Som das Quadras”, que acontece a partir das 16h, no auditório do Centro Cultural Vera Cruz. Serão quatro horas de discotecagem, com o melhor da black music, do soul, do rap e do funk, dos anos 80 e 90. Uma tarde de muita música, para agradar todas as idades e colocar a comunidade para dançar, com convidados e outras surpresas.