O novo coronavírus apresenta uma nova realidade nas relações pessoais e profissionais. Para os negócios, muitas organizações decidiram implementar o regime de trabalho remoto em virtude das recomendações de isolamento para combater e prevenir a propagação da Covid-19. Somados aos inúmeros desafios do período, os ataques cibernéticos estão entre as ameaças para as empresas e não se pode deixar de lado ações para manter a proteção, privacidade e segurança do negócio.
Para o especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, empresa especializada em infraestruturas para missão crítica, Tiago Brack Miranda, os cibercriminosos estão se aproveitando da crise do Coronavírus por meio de ataques de engenharia social. “Os criminosos digitais se aproveitam do medo da população em relação à pandemia e, por meio de e-mails, mensagens e redes sociais acabam propagando arquivos contaminados e links de websites, que, ao serem acessados comprometem os dispositivos que não estejam protegidos com ferramentas adequadas. Recentemente, tivemos um ataque por meio de um link falso para uma bolsa do Governo e milhares de brasileiros acabaram acessando esse link e comprometendo seus dados pessoais na internet”, diz.
Por isso, a cibersegurança é fundamental. “Ao permitir que os colaboradores permaneçam trabalhando por meio do home office, a empresa disponibiliza meios de conexão a sua infraestrutura e é imprescindível que esses meios estejam devidamente protegidos. A ausência de mecanismos de proteção poderá acarretar na indisponibilidade destes meios, impedindo o acesso e a continuidade dos trabalhos de forma remota a empresa, além de outros riscos”, destaca Miranda.
Como se proteger
Miranda ressalta que ter equipamentos para a proteção do perímetro – linha imaginária que protege a rede da empresa contra ameaças da Internet – é o primeiro passo para manter a disponibilidade dos serviços aos colaboradores. “Ferramentas como Firewall e IPS (Intrusion Prevention System ou Sistema de Detecção de Intrusão) protegem os meios de acesso ao ambiente da empresa. É importante utilizar ferramentas de mercado nas quais existam uma base de conhecimento e atualizações constantes. É fundamental avaliar se os dispositivos utilizados de fato são reconhecidos no mercado como ferramentas apropriadas e com um nível de proteção eficaz”, afirma.
O especialista reforça que, quando se fala dos dispositivos dos colaboradores, é fundamental que todos tenham uma solução de antivírus atualizada para a proteção dos dispositivos e dos dados tratados no dia a dia do colaborador. “Caso nesse momento o colaborador tenha que utilizar um dispositivo pessoal para dar continuidade ao seu trabalho no home office, esse dispositivo também deverá estar protegido com uma solução adequada”, aponta Miranda.
Soluções para os negócios neste momento de pandemia
A empresa especializada em infraestruturas para missão crítica, possui soluções de proteção nas melhores práticas em relação à segurança da informação. “A Indyxa também oferta o serviço de análise de vulnerabilidades, um serviço que busca identificar as vulnerabilidades existentes na infraestrutura do cliente com as devidas recomendações, para que o cliente tenha conhecimento dos riscos atuais e possa atuar na mitigação desses riscos”, explica o especialista em Gestão da Segurança da Informação da empresa.
Além disso, clientes com contrato de manutenção da segurança pela Indyxa recebem periodicamente a análise de especialistas para garantir a integridade e disponibilidade da infraestrutura de TI.