A modernização do setor agrícola, também conhecida como agritech ou fintechização do agro, é um processo importante que traz benefícios significativos para o setor que vão de otimização dos processos a mais sustentabilidade para o setor. O especialista em fintechs, Wagner Moraes, listou cinco motivos para modernizar o agro através da adoção de tecnologias e práticas inovadoras. Segundo ele, esses são apenas alguns dos motivos pelos quais a modernização do agro através da fintechização é benéfica.
Eficiência operacional
A modernização permite a automação de processos, como uso de sensores, drones, inteligência artificial e outras tecnologias avançadas para otimizar as operações agrícolas. Isso resulta em um aumento da eficiência, redução de custos e maior produtividade. Por exemplo, o uso de sensores pode fornecer dados em tempo real sobre o solo e clima, permitindo uma gestão mais precisa dos recursos e reduzindo o desperdício.
Tomada de decisões
Com tecnologias digitais, como análise de dados e inteligência artificial, os agricultores têm acesso a informações mais precisas e atualizadas. Isso permite uma melhor tomada de decisões em relação ao plantio, manejo de pragas, irrigação, colheita, entre outros aspectos.
Financeiro e crédito
Por meio da fintechização, os agricultores podem ter acesso a serviços financeiros especializados, como soluções de gestão de fluxo de caixa, pagamentos digitais, seguro agrícola e plataformas de crowdfunding agrícola.
Sustentabilidade
A modernização do agro também está associada à adoção de práticas mais sustentáveis e à preservação ambiental. Através do uso de tecnologias, os agricultores podem implementar sistemas de agricultura de precisão, reduzindo o uso de insumos como água, fertilizantes e pesticidas.
Cadeia de suprimentos
As tecnologias no setor agro facilitam a integração da cadeia de suprimentos, conectando produtores, fornecedores, distribuidores e consumidores finais. Isso permite uma maior transparência, rastreabilidade e controle de qualidade dos produtos agrícolas.