O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Fundação Ezequiel Dias (Funed) está com inscrições abertas até amanhã (25/5). O curso, que é totalmente gratuito, tem como área de concentração a Biotecnologia em Saúde e é constituído por duas linhas de pesquisa: 1- Bioprodutos e 2- Bioensaios e métodos diagnósticos.Conheça cinco diferenciais apresentados pelo Programa e saiba como ele pode contribuir para a formação de recursos humanos na área de saúde.
Formação em uma área da saúde que está em ascensão: a Biotecnologia
O aperfeiçoamento de diagnósticos, alternativas de tratamentos e possíveis vacinas são de grande relevância na área de saúde e têm sido cada vez mais demandados. A pandemia tem evidenciado a importância de pesquisas na área de biotecnologia e a tendência é que os investimentos no setor se ampliem nos próximos anos.
Preparo para atuar em setores produtivos, empresas de base biotecnológica e instituições de ciência e tecnologia
Como uma tecnologia baseada nas ciências biológicas, a biotecnologia possibilita o desenvolvimento de diversos produtos de extrema importância para contexto atual. Aprimorar o conhecimento nessa área é uma forma de se capacitar para um mercado em crescimento. De acordo com relatório publicado pela FiorMarkets, o mercado global de biotecnologia deve saltar de US $447,92 bilhões em 2019 para US $833,34 bilhões em 2027. A pessoa com formação em biotecnologia poderá atuar em indústrias, laboratórios, hospitais e outras empresas de tecnologia do setor público ou privado.
Contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor de saúde
O profissional que cursar o Mestrado da Funed poderá contribuir para o desenvolvimento de produtos, processos e novas técnicas de análise e diagnóstico de base biotecnológica, contribuindo para melhorar o acesso à saúde e suprir as necessidades médicas da sociedade.
Oportunidade de fazer um curso gratuito
O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde da Funed é inteiramente gratuito. Pioneiro em Minas Gerais em sua área vocacional, além de ser vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC).
Formação teórico prática avançada e multidisciplinar em um dos maiores laboratórios públicos do Brasil
Os mestrandos do PPGBiotec têm a oportunidade de conhecer mais sobre as áreas de atuação da Funed, enriquecer seus currículos ao contribuir para os trabalhos em desenvolvimento, além de aprender com mestres e doutores que atuam na Fundação. A instituição é referência na pesquisa científica a partir de venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas, sendo reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, além de ser o laboratório público de referência no Estado para o SUS.
As inscrições foram prorrogadas até 25/5. Os candidatos devem se inscrever pessoalmente na Funed ou enviar a documentação por e-mail. O processo é composto por três etapas: a primeira inclui o deferimento das inscrições para verificar se o candidato enviou a documentação completa e que atenda a todas as condições do Edital; a segunda é composta por uma prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório; a terceira de análise de currículo conforme cronograma (calendário do processo seletivo). Acesse www.funed.mg.gov.br e se inscreva.