Uma exposição que reúne obras de grandes artistas contemporâneos mineiros e também do exterior. Essa é a ‘Coleção Brasileira Vallourec’, em cartaz na Galeria do sexto andar do Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 – Centro), e que pode ser visitada gratuitamente até o dia 22 de dezembro, todos os dias, de 10h às 18h.
O curador da exposição, Robson Soares, explica que a trajetória desse acervo teve início nos anos 60, quando Inimá de Paula – ainda não muito conhecido -, foi convidado a pintar um quadro para a então Mannesman (atual Vallourec). A partir dessa obra, diversos artistas como Yara Tupynambá, Jorge dos Anjos e Carlos Bracher, também exploraram sua arte na retratação da empresa, o que gerou, organicamente, um vasto acervo que passou a ser organizado como coleção em 2007.
Conforme Soares, a ‘Coleção Brasileira Vallourec’ é resultado de anos de dedicação dos artistas e compila diversidade, riqueza cultural e criatividade para a construção dessa experiência cultural. “É um acervo que começou em 1960 e foi sendo enriquecido na medida em que foram sendo descobertas muitas outras preciosidades. Essa exposição demonstra o carinho, a valorização e as relações que a empresa sempre teve com a arte, em vários períodos históricos”, disse o curador.
Soares recorda que a própria vinda dos monumentais painéis ‘Guerra e Paz’, de Candido Portinari, para a reinauguração do Cine Theatro Brasil Vallourec, em 2013, ocorreu por meio da existência dessa coleção. “À época essa já era uma coleção premiada e que circulava pelo país. Foi quando começaram as conversas com João Candido Portinari, responsável pelo legado do pai”, relembra.
A coleção ainda reúne utensílios e bonecas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, revelando o trabalho primoroso de artistas regionais em materiais como barro e palha. “Essa é uma exposição afetiva. De pessoas e nomes que tiveram uma relação próxima com a empresa. É mais uma oportunidade de contato com a obra de artistas que ajudam a contar um pouco da história do nosso país”, conclui.
A ‘Coleção Brasileira Vallourec’ é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, por meio do patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Vallourec.
SERVIÇO
Coleção Brasileira Vallourec
Quando: Até 22 de dezembro, todos os dias
Onde: Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 – Centro)
Horário: 10h às 18h
Quanto: gratuito
Árvore de Comunicação
Saulo Penaforte
31 99683.5270
31 3194.8700
arvore.cc